Operação fiscaliza mais de 100 estabelecimentos comercias e festas de grande porte em Presidente Prudente


Voltar para Blog

Operação fiscaliza mais de 100 estabelecimentos comercias e festas de grande porte em Presidente Prudente

Vistorias foram realizadas durante o fim de semana do feriado prolongado de São Sebastião e não houve autuações por parte da Vigilância Sanitária Municipal.

Durante o fim de semana do feriado prolongado de São Sebastião, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) realizou mais de 100 inspeções em estabelecimentos comerciais diversos, além de duas festas de grande porte, em Presidente Prudente (SP).

De acordo com o supervisor Visa, Daniel Gulim, os estabelecimentos estavam em acordo com os protocolos de prevenção à Covid-19 e não houve autuações, no período de 20 a 23 de janeiro.

Fiscalização foi realizada durante o fim de semana do feriado prolongado de São Sebastião — Foto: Cedida


Nas festas, ainda segundo Gulim, a equipe confirmou o cumprimento dos protocolos em ambas, porém, algumas pessoas estavam sem máscara ou utilizando de forma incorreta o equipamento de proteção.

“Os protocolos do Plano São Paulo continuam valendo, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento de um metro entre as pessoas, aferição da temperatura corporal, fornecimento de álcool em gel 70% e verificação do passaporte vacinal, com pelo menos duas doses. As pessoas que estavam sem a máscara ou com o uso incorreto foram orientadas de imediato”, explicou o supervisor.

As medidas adotadas pela Visa vão ao encontro da recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), com a intensificação da fiscalização em espaços e eventos suscetíveis a aglomerações de pessoas, seja por meio de rondas ou mediante denúncias.

Em caso de denúncias, o órgão entra em contato com os organizadores do evento e os orienta sobre os protocolos vigentes de prevenção à Covid-19 e, além disso, promove uma vistoria in loco para conferir se as medidas foram adotadas.

Promotoria de Justiça

Na semana passada, o promotor de Justiça da Saúde, Gilson Sidney Amancio de Souza, recomendou ao prefeito Ed Thomas (PSB) a intensificação da fiscalização em locais de festas e eventos e em estabelecimentos comerciais com a presença de grande número de pessoas, em Presidente Prudente. O representante do MPE-SP apontou no documento que um dos motivos para aumentar as vistorias é a alta de casos de Covid-19. Em nota ao g1, o Poder Executivo informou que vai acatar na íntegra a recomendação da Promotoria de Justiça.

“Encaminho-lhe esta recomendação, no sentido de que vossa excelência providencie, no âmbito de suas competências, que sejam intensificados, pelos órgãos municipais incumbidos das atividades de vigilância sanitária/epidemiológica, os atos de fiscalização em locais de realização de festejos, shows, bailes e outros eventos comemorativos, bem como, em estabelecimentos comerciais com presença de grande número de pessoas, a fim de assegurar, em caráter preventivo, ou de reprimir, em caráter punitivo, no caso de desobediência, o respeito ao disposto no Decreto Estadual nº 64.959/2020 e às demais normas ainda vigentes especialmente a exigência de máscaras faciais, de disponibilização de álcool em gel, de higienização de mesas e outros objetos, de aferição de temperatura e outras medidas pertinentes”, afirmou Souza no documento.

Aumento de casos e superlotação em UPAs

Na recomendação endereçada a Ed Thomas, o promotor considerou o aumento expressivo de casos de contaminação por Covid-19, especialmente em razão da presença da variante Ômicron.

Souza apontou que, mediante estudos iniciais publicados na imprensa, a nova variante “apresenta elevado potencial de contágio e não deve ser subestimada, porquanto, a despeito de ser, aparentemente, menos agressiva, apresenta recordes de infecção e pode sobrecarregar o sistema de saúde, consoante alertado pela Sociedade Brasileira de Infectologia.

O mais recente boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) apontou que Presidente Prudente já registrou, até a última quarta-feira (19), 38.886 casos positivos e 928 mortes causadas pela Covid-19.

Fonte: G1

VEJA TAMBÉM

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: