Prefeito Duca de Anastácio presta esclarecimento sobre Decreto de Calamidade Pública


Voltar para Blog

Prefeito Duca de Anastácio presta esclarecimento sobre Decreto de Calamidade Pública

Por meio do Decreto Municipal nº 59, de 10 de maio de 2021, o Poder Executivo realizou a Decretação de Estado de Calamidade Pública no Município em virtude dos efeitos e das medidas adotadas a fim de evitar o contágio pela COVID-19 (Novo Coronavírus).

Mencionado Decreto Municipal visou a adequação do município ao Decreto Legislativo nº 2.502, de 26 de abril de 2021, devidamente aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e que reconheceu a ocorrência do estado de calamidade pública em todo o Estado de São Paulo.

Para fim de serem prestados os devidos esclarecimentos, de rigor ser mencionado que o Estado de Calamidade Pública se trata de uma situação anormal que dificulta a capacidade de ação do Poder Público, situação vivenciada atualmente em virtude da Pandemia decorrente do Coronavírus.

No mais, a Decretação do Estado de Calamidade Pública visa possibilitar uma maior agilidade ao Poder Público no enfrentamento de uma situação emergência, visando auxiliar o município na execução das ações e atividades de enfrentamento à Covid-19 e possibilitar a solicitação de inclusão deste em programas e benefícios concedidos pelo Governo Federal e Estadual.

“O decreto é importante nesta fase da pandemia que enfrentamos. Segundo o último boletim, Santo Anastácio tem 1321 casos confirmados de Covid e 49 óbitos, já reforçamos nossas frentes de trabalho para atuar na rede municipal, mas existem demandas que precisam de investimento imediato”, ressaltou o prefeito Duca Bonilha.

Ainda, vale mencionar que a Decretação de Calamidade Pública não se trata de uma novidade no município, tendo em vista que o Decreto Municipal nº 021, de 06 de março de 2020 já havia decretado a calamidade pública municipal, sendo que, no presente ano, a reiteração da situação ocorreu em virtude a Pandemia ainda estar em vigor.

Com o decreto, ficam as autoridades competentes autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias para combater a disseminação da Covid-19 em todo o munícipio.

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: