Eleitor pode justificar ausência às urnas no 1º turno até quinta


Voltar para Blog

Eleitor pode justificar ausência às urnas no 1º turno até quinta

Justiça Eleitoral recomenda que cidadão faça o procedimento, preferencialmente, por meio do app e-Título; quem perder prazo está sujeito à multa e restrições

Termina nesta quinta-feira o prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais de 2020 justificarem sua ausência. É o que estabelece o calendário eleitoral.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor faça a justificativa, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android E iOS. A justificativa também pode ser feita na internet, por meio do Sistema Justifica. Nos dois casos, o eleitor deve preencher um RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral), relatando o motivo pelo qual não compareceu às urnas, podendo anexar documentos que comprovem suas alegações, como atestados médicos e bilhetes de viagem, por exemplo.

Se o eleitor não justificar a ausência às urnas, poderá pagar multa. Além disso, a falta de quitação eleitoral sujeita o cidadão a restrições, como ficar impedido de obter passaporte; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; participar de licitações da União, dos Estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias; obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; entre outras consequências. 

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Caso não tenha votado no primeiro e no segundo turnos da eleição, terá de justificar a ausência de cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno. Cada turno é considerado uma eleição. O prazo para justificativa para os eleitores que não votaram no segundo turno é o dia 28 de janeiro.

Fonte: O Imparcial

Compartilhe esta postagem

Voltar para Blog