Artesp e concessionárias se mobilizam na Campanha Novembro Azul

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Artesp e concessionárias se mobilizam na Campanha Novembro Azul

Com o objetivo de incentivar a prevenção contra o câncer de próstata no Estado de São Paulo, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), com o apoio das 20 concessionárias que administram as rodovias paulistas, participa da campanha Novembro Azul. A iniciativa é uma parceria com a SBU-SP (Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo) a fim de conscientizar sobre a importância dos exames preventivos, principalmente durante esse período pandêmico.

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), somente para 2020, são esperados 65.840 novos casos, porém podem não ser diagnosticados a tempo por conta do isolamento social. No Brasil, houve uma queda de 70% das cirurgias oncológicas e uma redução de 50% a 90% das biópsias enviadas para análise, estimando-se que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer nesse período. 

As ações para a conscientização do Novembro Azul começam hoje e vão até o dia 30. Desde então, as concessionárias exibem nos 392 painéis eletrônicos – distribuídos ao longo dos 10,8 mil quilômetros de rodovias concessionadas no Estado de São Paulo – as seguintes mensagens da campanha: 

“Cuide da sua saúde”

“Cuide da sua próstata”

Só no Estado, houve um registro de 4.751 internações por diagnóstico de câncer de próstata e 1.712 óbitos pela doença, até agosto deste ano. No ano de 2019, foram 8.476 internações e 3.332 óbitos.

“Este ano tem se mostrado cheio de desafios a serem superados. Como agência fiscalizadora, prezamos pela segurança dos usuários das rodovias, e segurança também é cuidar da saúde. Então, somamos esforços, por meio de parcerias, para ajudar a reforçar a campanha Novembro Azul e trazer a consciência sobre a importância de se fazer exames preventivos contra o câncer de próstata”, afirma o diretor geral da Artesp, Milton Persoli. 

Além das mensagens nos 392 painéis eletrônicos, haverá a iluminação na cor azul do prédio da Agência, mensagens informativas nas redes sociais e palestras aos funcionários. 

Pedidos de exames caíram

De acordo com dados da SBU, um laboratório de alcance nacional apontou uma queda de 18% nos pedidos de exames de PSA (é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português; um teste para medir a concentração dessa partícula no sangue para verificar a possível presença do câncer de próstata) no período de março a junho de 2020 comparados a março a junho de 2019. 

“Ainda existe um caminho muito longo a ser percorrido até que o preconceito e o constrangimento sejam vencidos e a doença não diagnosticada precocemente resulte na morte de tantos homens”, diz o urologista Geraldo Faria, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo.

Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde incentiva a realização do exame preventivo de câncer de próstata, fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce da doença, e tem serviços à disposição, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19.

Há inclusive serviço telefônico para agendamentos de consulta com urologista nos serviços fixos do SUS por meio do programa Filho que Ama leva o Pai ao Ame. O contato pode ser feito através do call center no telefone 0800-779-0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte Agência Brasil

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