Vigilância Epidemiológica realiza ação contra a dengue em Presidente Prudente neste sábado
A Vigilância Epidemiológica Municipal de Presidente Prudente (VEM) realizará neste sábado (24) uma ação de combate e educação à dengue na área Centro/norte da cidade, especificamente no Jardim Aviação e entorno, que apresentaram o maior número de infestação nos últimos dias, com 134 casos positivos e 475 notificações, conforme apontam dados apurados em 16 de abril.
De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, os trabalhos serão realizados por uma equipe de aproximadamente 40 servidores, a partir das 6h, com inspeções em bocas de lobo, bloqueio de criadouros no interior das residências e busca ativa de novos casos.
“Temos observado que há indício de casos, porém sem notificação, pois o morador não procurou atendimento. Esse registro precisa ser feito para que possamos desenvolver as estratégias de combate, como o bloqueio e a nebulização”, explicou Bertacco.
Haverá também um grupo que trabalhará a dengue de maneira educativa e instrutiva, com a entrega de materiais ilustrativos e explicativos.
“Os profissionais instruirão os moradores do bairro a realizarem o descarte correto dos dispensáveis, como pneu, bateria, pilhas e óleo de cozinha. Durante as vistorias nas bocas de lobo, temos encontrado muitos resíduos de óleo, o que é extremamente prejudicial ao meio ambiente”, declarou a supervisora.
Segundo a VEM, toda a equipe estará devidamente identificada, com uniforme, crachá e carros oficiais. “Nossa equipe tem percebido certa resistência em relação à permissão dos serviços. Nós cumpriremos todos os protocolos de segurança e trabalharemos para diminuir os índices naquela região. A colaboração de todos é fundamental”, afirmou Elaine.
Ainda segundo Bertacco, após o trabalho de zeladoria, com o recolhimento dos inservíveis, entulhos e roçagem, a zona leste registrou uma queda significativa no número de casos, em relação a outras áreas.
Por G1 Presidente Prudente
Fonte G1.
Deixe um comentário