Vigilância Epidemiológica decide enxugar dados sobre exames e mortes em Prudente


Back to Blog

Vigilância Epidemiológica decide enxugar dados sobre exames e mortes em Prudente

Órgão divulga mais cinco óbitos por covid; boletim estadual aponta quatro a mais

Mais enxuto, o boletim sobre a situação da pandemia em Presidente Prudente foi retomado nesta terça-feira (9), porém, segue com divergências em relação aos números divulgados pelo Governo do Estado. Sem detalhar o perfil das vítimas fatais, o informativo também teve o total de exames e de notificações diárias suprimidos.

Após suspender a divulgação de boletins aos finais de semana, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) traz, agora, apenas dados considerados genéricos, o que pode dificultar a leitura da real situação da pandemia na cidade.

De acordo com a VEM, no período de sábado (6) até o fechamento do boletim desta terça-feira, foram registrados cinco óbitos para covid-19, totalizando 238 mortes pela doença em Presidente Prudente. Nessa segunda-feira (8), não houve divulgação de dados.

Contudo, o boletim emitido pelo Governo do Estado diverge em relação aos dados locais e aponta quatro mortes a mais. Ou seja, 242 vítimas fatais até o momento na capital do Oeste Paulista.

Menos dados a partir de agora

No boletim da VEM, foram retiradas as informações sobre idade das pessoas que morreram em decorrência da doença, como também dados em relação ao total de exames pendentes de análise e novas notificações de casos suspeitos.

Em nota, a Prefeitura de Prudente justifica que “modificações foram implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde, mantendo as informações que são de interesse público”.

Ainda segundo a Prefeitura, as outras informações foram retiradas do boletim para “preservar a identidade de eventuais pacientes acometidos pela doença”. 

Novos casos

Entre os 465 diagnósticos recebidos neste período, 162 foram positivos para coronavírus. Assim, a cidade contabiliza 12.121 confirmações da doença desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Atualmente, 72 moradores de Prudente estão hospitalizados, sendo 26 pessoas apresentando estado grave e permanecem em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além de 46 em leitos de enfermaria. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 74%, enquanto a taxa de leitos de enfermaria está em 61,9%, considerando toda a região do Departamento Regional de Saúde (DRS-11).

Fonte: Portal Prudentino

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Blog