UPA da zona norte de Presidente Prudente volta a atender pacientes ‘não-Covid’ a partir de segunda-feira
A Prefeitura de Presidente Prudente informou na tarde desta sexta-feira (23) que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, na zona norte, voltará a atender pacientes com outras doenças, além daqueles com sintomas respiratórios, a partir de segunda-feira (26).
Segundo a Prefeitura, a medida foi adotada após a Secretaria Municipal de Saúde constatar redução no número de pacientes com sintomas de Covid-19 em observação nas UPAs da cidade. Mediante a isso, a pasta fará novas adequações nos serviços de urgência e emergência municipais, com o objetivo de otimizar os atendimentos.
Desde o dia 16 de abril, as duas UPAs da cidade passaram a atender apenas casos do novo coronavírus, enquanto o Pronto Atendimento (PA) do Jardim Santana, na zona leste, concentrou casos não-Covid.
De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Marco Aurélio Lúcio, os atendimentos de pacientes Covid e não-Covid serão totalmente separados, sem que haja qualquer contato entre os dois grupos nem compartilhamento de espaços.
“As entradas também serão independentes, de forma que não haja risco de contágio”, explicou o secretário.
De acordo com a Prefeitura, resumidamente, pacientes com sintomas não relacionados ao novo coronavírus poderão buscar atendimento de emergência no Pronto Atendimento (PA) do Jardim Santana, e na UPA da zona norte. Já a UPA do Ana Jacinta continuará a concentrar apenas atendimentos relacionados a Covid-19.
O Poder Executivo ressaltou que estes serviços são apenas para urgência e emergência. Dessa forma, pacientes com sintomas leves do coronavírus devem procurar o Centro de Triagem da Covid-19, enquanto para sintomas leves de outras patologias, o morador pode buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
Por G1 Presidente Prudente
Fonte G1.
Deixe um comentário