Unidades de apoio e testagem para pacientes com sintomas respiratórios começam a funcionar em Presidente Prudente
Novos serviços são oferecidos das 8h às 17h, nas UBSs da Cohab, na zona oeste, e do Jardim Santana, na zona leste.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (10) o atendimento nas duas unidades de apoio e testagem para pessoas com sintomas respiratórios, em Presidente Prudente (SP). Os locais funcionam na lateral da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab, onde funcionava o Centro de Apoio Respiratório, e no anexo da UBS do Jardim Santana.
A intenção é desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e melhorar a assistência aos moradores que estão com sintomas respiratórios e possam procurar serviços específicos. Agora, a pessoa que apresentar sintomas gripais pode procurar uma das duas unidades.
Nesta segunda-feira, logo pela manhã, os locais já tiveram movimentação. O serviço funcionará todos os dias, de segunda a segunda-feira, sempre das 8h às 17h para testagem, atendimento e agendamento de exames.
O serviço contará com equipe de enfermagem, que irá fazer atendimento no caso dos sintomas iniciais de gripe e solicitar o teste, caso necessário, além de fazer as orientações sobre isolamento social. No local, há sistema de senha para organizar o atendimento.
O objetivo é minimizar que as pessoas com sintomas gripais caminhem dentro das unidades, oferecendo um local específico para ter o diagnóstico, segundo a Prefeitura
A demanda tem tido um reflexo nos atendimentos por conta destes novos quadros gripais, como a influenza H3N2, além da Covid-19, sendo que para diferenciar as doenças é preciso realizar o exame, explicou o secretário-adjunto de Saúde Marco Aurélio Lúcio.
O Poder Executivo ressaltou que as 27 UBSs, as UPAs e os Prontos Atendimentos (PAs) continuarão com o atendimento normal, inclusive aos sintomáticos respiratórios.
“Com a criação dessas duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, passaremos a ter quatro locais de testagem durante o dia (as duas UPAs e as duas unidades de apoio) e dois à noite (duas UPAs)”, explicou o secretário-adjunto.
A Sesau orienta que os moradores procurem atendimento médico nas UPAs e nos PAs somente em casos de urgência e emergência. Os casos sintomáticos leves deverão ser assistidos nas unidades básicas ou nas duas unidades de apoio e testagem.
Fonte: G1











Deixe um comentário