Torcedor de 66 anos é investigado por cometer racismo contra jogador do time XV de Jaú durante partida em Presidente Prudente
Segundo a Polícia Militar, idoso proferiu ofensas como ‘neguinho, veste a camisa!’, em referência à roupa escura que o jogador do time adversário, que é negro, usava.
Um idoso, de 66 anos, foi detido pela Polícia Militar após cometer racismo contra um jogador do time XV de Jaú, que enfrentou o Grêmio Prudente pela terceira rodada da Copa Paulista de Futebol na tarde deste sábado (29), no Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, em Presidente Prudente (SP).
A reportagem, a polícia informou que o torcedor do Carcará “proferiu em alto e bom tom” ofensas como “neguinho, veste a camisa!”, em referência à roupa escura que o jogador do time adversário, que é negro, usava para se aquecer antes de entrar em campo.
Segundo relatos de testemunhas, torcedores e até mesmo atletas do Grêmio Prudente que estavam na arquibancada repreenderam as atitudes do investigado, “mas ele continuou com as ofensas”, motivo pelo qual a polícia foi acionada.
Ao saber que o policiamento havia sido chamado, o idoso tentou sair do estádio, mas foi detido por policiais militares, que o conduziram, junto às testemunhas, até a Delegacia Participativa da Polícia Civil, onde um Boletim de Ocorrência foi registrado. Todos foram ouvidos e liberados.
De acordo com a PM, “apesar das graves ofensas verbais, os jogadores em campo não ouviram os insultos de cunho racista”.
O caso será investigado.
Crime
A lei federal nº 7.716 tipifica o crime de racismo no artigo 1º. Segundo o artigo 2-A, a pena será de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. Entretanto, conforme o parágrafo 2-A, se o crime foi cometido no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais, além da pena, haverá proibição de frequência a esses locais pelo período de três anos, conforme o caso.
Grêmio Prudente
A reportagem, a Assessoria de Imprensa do Grêmio Prudente disse, neste domingo (30), que dispõe de poucas informações sobre o caso, mas que irá informá-lo à presidência.
XV de Jaú
Já o XV de Jaú informou que repassou o caso para a diretiva do clube “para avaliar um possível pronunciamento”. Disse, ainda, que não conseguiu conversar com os atletas sobre o ocorrido.
Federação Paulista de Futebol
A reportagem também solicitou um posicionamento da Federação Paulista de Futebol, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.
Fonte: G1
Deixe um comentário