Serviço de castração de cães e gatos vai percorrer bairros de Presidente Prudente


Back to Blog

Serviço de castração de cães e gatos vai percorrer bairros de Presidente Prudente

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) recebeu nesta quarta-feira (7) o Castramóvel, que deve dar início aos atendimentos nos bairros de Presidente Prudente ainda neste mês.

As regiões da cidade serão percorridas conforme as demandas de cadastros preenchidos junto à Semea.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, os insumos, como anestesia e medicação, já estão em processo de aquisição para que o serviço tenha início. As ações seguirão as medidas de segurança e prevenção contra a Covid-19.

Castra Móvel, foto Mariana Padovan

Conforme Rodrigues, “o Castramóvel complementará o trabalho do CCZ [Centro de Controle de Zoonoses] atendendo a população dos bairros no próprio local”. Segundo ele, devem ser atendidos cerca de 20 animais, entre cães e gatos, em cada atendimento.

O secretário explica que haverá previamente um trabalho de divulgação das ações nos bairros e que o serviço de castração atenderá cães e gatos conforme a solicitação do proprietário do animal, cuja ficha de autorização do procedimento deverá ser preenchida na Secretaria do Meio Ambiente, sem nenhum custo.

O responsável pelo animal deverá atender aos protocolos, como documentação e cuidados com o bicho de estimação, antes da castração, como, por exemplo, jejum de 12 horas, e depois, com curativos e assepsia.

Os proprietários de animais devem efetuar a ficha de inscrição pessoalmente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que realizará o levantamento das demandas por bairros.

No atendimento do Castramóvel, o serviço será acompanhado pela médica veterinária da Semea, Karine Castro. Após o procedimento, o animal será acompanhado pelas equipes que darão suporte.

De acordo com a veterinária, o serviço tem o objetivo de evitar a superpopulação de animais nas ruas, bem como a proliferação de doenças. Segundo ela, o Castramóvel auxiliará o serviço do CCZ.

Segundo o médico veterinário do CCZ, Guilherme Kempe, o órgão realiza o serviço gratuito de castração através de convênio com clínica particular, que resulta em cerca de 1.380 procedimentos ao ano. No entanto, ele afirma que com o Castramóvel o número deve ser superado, isso conforme a demanda que será levantada nos próximos dias através do cadastramento dos proprietários de animais.

O veículo é equipado com centro cirúrgico e sala de tricotomia, mesa para tosa e gabinete lavatório, além de oito gaiolas para abrigar os animais no pós-procedimento.

Fonte G1

Share this post

Back to Blog