Secretaria Municipal de Saúde monitora surto de Covid-19 na Santa Casa de Dracena
Em nota divulgada na noite desta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena informou que está monitorando um surto de Covid-19 na Santa Casa da cidade.
“A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena vem, através desta, comunicar a população que está monitorando a situação de surto na Santa Casa local, disponibilizando todo o apoio logístico junto ao Cemac – Centro Municipal de atendimento à Covid, que funciona em regime de plantão 24 horas”, diz um trecho da nota do Poder Executivo.
O município também informou que está dando apoio financeiro específico para realização dos testes aos funcionários da entidade, por SWAB-PCR, na quantidade solicitada de 250, no valor de R$ 31.250,00 e das unidades de saúde do município.
“As atitudes de contenção da Santa Casa indicam o controle da situação do ponto de vista técnico-sanitário, as quais, igualmente, estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde”, explicou a Prefeitura.
A nota ainda esclarece que, no presente momento, a Santa Casa de Dracena não conta com equipe disponível para a reativação de leitos clínicos Covid.
Santa Casa
Também por meio de nota divulgada nesta quinta-feira (26), a Santa Casa de Dracena informou que na manhã da última segunda-feira (23), um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI–Geral, Não UTI Covid-19) foi diagnosticado com o vírus da Covid-19, levando à disseminação de infecção.
“O paciente em questão, diante do quadro então constatado, foi removido para a UTI–Covid–19. Na sequência, com rigorosa observância aos protocolos, foram adotadas todas as medidas sanitárias, com a acomodação da UTI Geral em um novo ambiente, para onde foram regularmente e sem atropelos, transferidos todos os pacientes ali internados, para então, promover-se a testagem de todos os pacientes internados naquela unidade; dos colaboradores diretos; ou daqueles que de qualquer modo tiveram contato com o paciente positivado”, explicou o hospital.
Segundo a Santa Casa, no início do período noturno de terça-feira (24), os colaboradores do setor de limpeza e higienização efetuaram a desinfecção da UTI Geral, que dentro de 48 horas estará apta a ter os pacientes de volta, seguindo a normalidade da unidade.
A unidade de saúde ainda informou que “a rotina hospitalar nos outros setores seguiu com a mais absoluta normalidade, tanto é que a UTI Geral retornou ao seu fluxo ordinário na tarde desta quinta-feira (26), sem que fosse cogitado e que sequer tenha tangenciada a possibilidade de fechamento do hospital”.
“Desde os primeiros momentos desta ocorrência, a direção do hospital tem mantido as autoridades informadas, notadamente acerca das medidas que estavam sendo ultimadas e adotadas com vistas ao restabelecimento normal e seguro dos serviços”, concluiu a Santa Casa em nota.
Fonte G1
Deixe um comentário