Santo Anastácio realiza cerimônia cívico-militar em menção à Revolução Constitucionalista de 1932

APOIADO POR:

Santo Anastácio realiza cerimônia cívico-militar em menção à Revolução Constitucionalista de 1932

O Departamento de Cultura da Prefeitura de Santo Anastácio em parceria com o Grupo Escoteiros Caiuá, irá realizar a entoação do Hino Nacional neste sábado, 9 de julho, em alusão aos 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932.

A atividade cívica militar está marcada para às 8h00, na Praça Ataliba Leonel, com a participação da Banda Musical Municipal Guarda Mirim, de efetivos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, assim como de autoridades.

História

O 9 de julho é considerado a data do maior evento cívico do estado de São Paulo.
A revolução aconteceu nos meses de julho a outubro de 1932 e teve como objetivo a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

No total foram 87 dias de combate e o saldo oficial de mortes é de 934.
Historiadores entendem que o estado de São Paulo teve uma vitória moral nesta revolução, já que 2 anos depois, uma nova constituição foi promulgada no país.

Santo Anastácio

Algumas famílias anastacianas que tiveram entes na revolução:

Antônio Luiz de Arêa Leão (Dr. Arêão) / Antônio Manoel Fructuozo / Capitão Henrique Nicolino Rinaldi / Daniel de Castro / Felippe Marinelli / Francisco Pereira da Costa (Maestro Chiquinho) / Gino Nazzoni / José Bonilha Rodrigues / João Baptista Mendes / Nicola Carlo Marinelli / Onésio Resende da Costa / Pedro Fructuozo / Raif Dib Tayar / Theodósio Bomfim / Vespaziano Esteves Ottoni.

Compartilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


APOIADO POR:
APOIADO POR:
APOIADO POR: