Santa Casa de Prudente inaugura novas instalações da UTI geral


Voltar para Blog

Santa Casa de Prudente inaugura novas instalações da UTI geral

Provedor da unidade, Itamar Alves de Oliveira, indica que nova ala, após um ano de reformas, começa a funcionar a partir desta terça-feira

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente inaugurou, na tarde desta sexta-feira, as novas instalações da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) geral do hospital. A previsão do hospital é de que a nova ala comece a funcionar a partir de terça-feira.

Em entrevista à reportagem de O Imparcial, o provedor da santa casa, Itamar Alves de Oliveira, ressaltou que a construção da nova UTI durou um ano e disse que a inauguração do espaço “é um momento de felicidade, mesmo com a dificuldade recente enfrentada pelo hospital, que estava adaptando a ala de terapia intensiva”.

“Estamos com 16 quartos, foi feita uma maneira improvisada de UTI. Então, estes quartos têm que voltar à normalidade. Acredito que até terça-feira vai estar normal e, a partir de então, o pessoal que está na UTI irá para a nova ala”, disse Itamar, ao agradecer a população e as entidades da sociedade civil pelas doações feitas para reforma do local. “60% é proveniente do SUS [Sistema Único de Saúde], os outros 40% é o que faz movimentar isso aqui, como as doações do povo”, complementou. 

O provedor da santa casa indicou que o novo espaço possui 10 leitos e realçou que as doações para o hospital “ainda são insuficientes” e que a unidade precisa, de modo geral, de 200 novas camas. “Precisamos solicitar à Maçonaria para ver, enfim. Que não sejam 200, mas 100 camas, para melhorar cada vez mais, porque você só dá valor quando deita em uma cama”, acrescentou Itamar. 

Ano de luta

O médico Enio Rodrigues Maia Filho, coordenador da UTI geral, ressaltou que a equipe médica da santa casa estava ansiosa pelo momento. Ele explica o motivo: “Estávamos trabalhando em um espaço precário enquanto ocorria a reforma. Então, foi um ano de muita luta para nós neste espaço e para santa casa, que teve muitos esforços para conseguir fazer uma unidade deste porte”, afirma o médico. “Agora, estamos muito contentes de voltar a este espaço bem adequado para UTI”.

De acordo com Enio, houve um aprimoramento geral do novo espaço. “Aprimoramento na planta física de circulação e vigilância dos pacientes e a aquisição de equipamentos mais novos. Então, é uma unidade nova de modo geral”, indicou Maia.

História da Santa Casa

A santa casa foi fundada em 1929 e nasceu da necessidade de um serviço de saúde que atendesse a população da época. Neste mesmo período da história, a cidade se desenvolvia com âmbito e vigor pela força e labor de imigrantes, se tornando pouco tempo depois a capital do oeste paulista.

Advindo da colonização, a população sofria ameaças constantes de várias doenças. A necessidade de atendimento médico-hospitalar foi possibilitada graças à casa de misericórdia e ações de mantenimento da comunidade, sob os cuidados das Irmãs Vicentinas e nobre grupo de médicos.

Hoje, a santa casa é referência no atendimento a municípios da região oeste do Estado de São Paulo, bem como norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. São mais de 600 médicos credenciados e ativos, um moderno e eficiente complexo hospitalar e mais 18 mil m² de infraestrutura em saúde, que agrega diversos serviços especializados, como cardiologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, nefrologia, geriatria e pediatria.

Fonte: O Imparcial

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: