Região de Presidente Prudente ainda tem fila de espera de 12 mil cirurgias eletivas em mutirão realizado pelo Estado

APOIADO POR:

Região de Presidente Prudente ainda tem fila de espera de 12 mil cirurgias eletivas em mutirão realizado pelo Estado

Desde o início de junho, já foram feitos cerca de quatro mil procedimentos operatórios no Oeste Paulista.

O secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e a diretora regional de Saúde, Marlene Damasceno, se reuniram nesta quarta-feira (10) com os secretários dos municípios da região de Presidente Prudente (SP) para ampliar as estratégias do Mutirão das Cirurgias que foi iniciado pelo governo paulista. O encontro ocorreu no Hospital Regional (HR).

O mutirão de cirurgias eletivas, que tem o objetivo de zerar a fila que ficou represada durante a pandemia da Covid-19, está sendo executado por meio de hospitais filantrópicos e privados, com remuneração duas vezes maior do que a paga pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse encontro foi fundamental para sensibilizar os municípios e pactuar ações para ampliarmos a oferta de cirurgias nos hospitais municipais, filantrópicos e santas casas da região de Prudente”, destacou Gorinchteyn.

Segundo ele, ainda há cerca de 12 mil cirurgias eletivas na fila de espera no Oeste Paulista, divididas em sete especialidades e 54 tipos de procedimentos.

“Desde o início de junho, já foram realizados mais de quatro mil procedimentos cirúrgicos na região de Presidente Prudente. Restam 12 mil”, comentou o secretário.

Durante a reunião, Gorinchteyn também destacou a possibilidade de as unidades ajudarem na realização dos mutirões de avaliações pré-operatórias e triagens para as cirurgias. No último fim de semana, ocorreram 7,5 mil triagens em todo o Estado.

“Nosso objetivo é fazer um levantamento de quantos e quais tipos de procedimentos ainda são necessários, para que possamos direcioná-los aos hospitais habilitados àquela especificidade”, explicou Gorinchteyn.

Fonte: G1

Compartilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


APOIADO POR:
APOIADO POR: