Primeira cirurgia de colecistectomia por videolaparoscopia é realizada no Hospital Anita Costa


Voltar para Blog

Primeira cirurgia de colecistectomia por videolaparoscopia é realizada no Hospital Anita Costa

O Hospital Anita Costa de Santo Anastácio, realizou na última terça-feira (17) a primeira cirurgia de uma colecistectomia (retirada da vesícula biliar) pelo método de videolaparoscopia.

Essa cirurgia foi possível através da iniciativa dos médicos do corpo clínico, Dr. Déuder Casanova, Dr. Marcos Guimarães e Dr Sicerley Casado que adquiriram o aparelho para realização de cirurgia videolaparoscopica.

A videolaparoscopia é uma técnica que realiza procedimentos através de pequenas incisões que variam de 0,5 a 1cm com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião.

Em comparação com a cirurgia aberta tradicional, os pacientes sentem menos dor no pós-operatório, têm um período de recuperação mais curto e têm menos cicatrizes com a cirurgia laparoscópica

A videolaparoscopia pode ser utilizada para diagnóstico de endometriose, aderências e outras patologias e também para tratamentos através da realização de cirurgias como retirada da vesícula (colecistectomia), apendicectomia, laqueaduras, hernias, cirurgias intestinais e ginecológicas.

A intenção da junta médica é equipar ainda mais o centro cirúrgico, para isso, foi feita uma reunião com o prefeito Duca Bonilha e com a secretária de Saúde para uma parceria das partes na intenção de melhoria ao atendimento da população.

Foto Cedida

Compartilhar esta postagem

Comentário (1)

  • Otavio Robson Moliterno Responder

    Que grande conquista! E nas mãos de ótimos profissionais, fiz o mesmo procedimento com o Dr. Marcos.
    Parabéns!

    agosto 23, 2021 em 3:35 pm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: