Onça-parda filhote é resgatada de fazenda em Flórida Paulista


Voltar para Blog

Onça-parda filhote é resgatada de fazenda em Flórida Paulista

Funcionários do local acionaram a Polícia Ambiental depois de esperarem mãe do animal retornar por dois dias.

Uma filhote de onça-parda (Puma concolor) foi resgatada de uma fazenda, pela Polícia Ambiental, nesta segunda-feira (17), em Flórida Paulista (SP).

Segundo a polícia, o animal havia sido avistado por funcionários há cerca de dois dias, porém, por ser muito pequeno, eles resolveram “esperar alguns dias para ver se a mãe [do felino] aparecia”.

Como a mãe do animal não retornou, os policiais foram acionados para resgatar o filhote.

Conforme o capitão da Polícia Militar Ambiental, Júlio César Cacciari, a fêmea tem “aproximadamente 45 dias” de vida.

Cacciari informou que estes resgates são fundamentais para a destinação adequada do animal.

“Estes resgates são importantes para a destinação correta do animal. Para haver a possibilidade de cuidado e uma futura reintrodução dele no ambiente adequado também”, explicou Cacciari.

O filhote deve ser enviado ao Centro de Triagem de Animal Silvestre, em Assis (SP), na Associação Protetora de Animais Silvestres (Apas), onde será acompanhado por médico veterinário e biólogo e, assim que estiver em condições, será reintroduzido na natureza.

“A orientação para as pessoas que encontrarem este tipo de animal é ligar para a Polícia Ambiental ou Corpo de Bombeiros para o devido resgate, cuidado e encaminhamento”, finalizou o capitão.

A onça-parda

A onça-parda (Puma concolor), conhecida também como suçuarana, pode chegar a mais de 2 metros e 70 quilos e pode percorrer centenas de quilômetros em busca de um território. Podendo ser encontrada em outros países das Américas, a espécie está presente em todos os biomas brasileiros.

A sua dieta é composta por presas de pequeno porte, animais invertebrados e mamíferos de grande e médio porte. Este animal é capaz de saltar grandes alturas, correr em altas velocidades e ainda pode escalar árvores e se abrigar nas copas.

Um filhote de onça-parda nasce cheio de ‘pintinhas’, como se fosse uma onça-pintada, e vai ganhando a coloração uniforme com o tempo.

Onça-parda filhote foi resgatada nesta segunda-feira (17) em Flórida Paulista (SP) — Foto: Polícia Ambiental

Fonte: G1

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: