Obras da Igreja da Paróquia Santo Antônio devem ser finalizadas em dezembro


Voltar para Blog

Obras da Igreja da Paróquia Santo Antônio devem ser finalizadas em dezembro

Com um projeto arquitetônico moderno, espaço está em sua etapa final e, como afirma padre Jerônimo Gasques, “caminhando com suas próprias pernas, sem dívidas”

Devem ser finalizadas em dezembro deste ano as obras da Paróquia Santo Antônio, em Presidente Prudente, que foram retomadas em 2019, sob a liderança do padre Jerônimo Gasques.. Com um projeto arquitetônico moderno, tecnologia utilizada, o espaço está em sua etapa final e, como o sacerdote afirma, “caminhando com suas próprias pernas, sem dívidas”.

“Nossa obra começou há cinco anos. Quando cheguei já estava começando os alicerces, a fundação e, então, demos continuidade. Tivemos alguns atrasos, mas tudo caminha bem. Fazemos a obra devagar, caminhamos com nossas forças e condições. Optamos pelos melhores materiais e novas tecnologias”, destaca.

De acordo com o arquiteto responsável, André Ferreira Damaceno, já foi feita toda a parte de construção, alvenaria, paredes, revestimentos, piso, granito. “O que vem sendo colocado são os detalhes do granito, por exemplo”, explica.

Vale ressaltar que o ambiente não será só a igreja em si. O dia a dia da paróquia estará todo naquele espaço. “Tem a secretaria, a sala do padre, sala de paramentação, capela do sacrário própria. Além disso, no piso superior, tem um auditório e uma sala de reuniões. É uma grande obra”, frisa. A edificação abrigará, além dos espaços litúrgicos, salas para reunião, secretaria, estúdio de gravação, banheiros, elevador, entre outros. 

No momento são colocados forros de gesso, é preciso terminar os desenhos de granito na passarela e fazer a pintura completa, bem como a parte elétrica, iluminação e mobiliário.

“Vai ser bem moderno, com a igreja toda automatizada como o som, iluminação e ar-condicionado, para atender as novas demandas neste sentido”, diz. A igreja conta com três entradas e conta com sanitários também. “Tudo o que compra o padre tem em caixa. Trabalha com dízimo. A obra não parou na pandemia. Padre Jeronimo é bem-organizado”, salienta.

Detalhes

Em uma matéria publicada pela Diocese de Presidente Prudente, o arquiteto explica que espaços dentro da Igreja foram inspirados na própria vida e simbolismos de Santo Antônio. “No átrio, espaço costumeiramente utilizado para purificação entre o profano e o sagrado, o recorte de uma cruz iluminada, um grande vitral e a imagem de Santo Antônio receberá os fiéis e irá prepará-los para adentrar a casa de Deus”. No meio da nave, acima da porta de acesso lateral, uma rosácea com símbolo do Pão de Santo Antônio iluminará e transmitirá a mensagem “Casa de Antônio, Casa do Pão”, lembrando a todos a necessidade de partilha, como fez Antônio em sua vida.

Do mezanino, que está localizado acima do átrio, se inicia um caminho em tons amadeirados, que remetem às cores do santo, conduzindo o olhar dos fiéis ao Presbitério onde a cristocentricidade foi exaltada, iniciando pela inserção em pedras do “TA”’ símbolo da ordem franciscana de Santo Antônio e que recorda tempo e eternidade: A grande busca do humano querendo tocar sempre o divino e este vindo expressar-se na condição humana. No centro está inserida a Cruz, símbolo da nossa salvação, e acima um grande recorte iluminado complementa a representação do princípio e fim de tudo, Jesus Cristo.

A horizontalidade e verticalidade também é possível ser observada interna e externamente, relacionando-se com as duas linhas: Céu e Terra! E em muitos pontos a representação do Pai, Filho e Espírito Santo é compreendida através da repetição de elementos intercalados de 3 em 3.

Fonte: O Imparcial

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: