Número de latrocínios e roubos apresenta queda na região

APOIADO POR:

Número de latrocínios e roubos apresenta queda na região

Levantamento da SSP também aponta baixa no número de furtos de janeiro a setembro deste ano 

A região de Presidente Prudente encerrou os nove primeiros meses do ano com queda nos latrocínios e em todos as modalidades de roubo. É o que indica um levantamento da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) com base nas estatísticas de criminalidade do órgão. A única exceção foram os roubos a bancos, que permaneceram zerados. No período, os furtos em geral também caíram. Já em setembro, a região também registrou queda nos estupros, roubos em geral e de carga. No nono mês do ano, os latrocínios permaneceram zerados. 
A análise dos dados criminais usa como referência o mês de setembro e os nove primeiros meses de 2019, período de pré-pandemia em que não houve restrição da circulação das pessoas. Nos últimos dois anos, São Paulo viveu um período de grande isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus, que impactou diretamente a dinâmica criminal. Em 2020, a média de pessoas que permaneciam em suas casas, medida pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), foi de 45%. Já em 2021, o número ficou em 42%. O índice de isolamento social, amplamente divulgado nos dois anos, foi calculado pelo IPT com base em informações sobre a movimentação de celulares, fornecidas pelas prestadoras de serviços de telecomunicação.
Em setembro não foi registrado nenhum latrocínio. No acumulado do ano, os roubos seguidos de morte recuaram de 3 ocorrências para 0. Desde 2019, não foram registrados latrocínios no mês. Ainda em setembro, os estupros recuaram 26,8%, passando de 41 para 30 casos. 
Os homicídios oscilaram de 4 para 7 casos, no nono mês deste ano. Com o resultado, a taxa móvel de homicídios dolosos dos últimos 12 meses (outubro de 2021 a setembro de 2022) ficou em 5,50 por grupo de 100 mil habitantes, abaixo da média estadual de 6,24/100 mil.

Redução de roubos

De acordo com o levantamento, a região de Prudente ainda conseguiu reduzir, no acumulado do ano, todas as modalidades de roubo, com exceção do roubo a bancos, que permaneceu zerado. No mês, este indicador não registra ocorrência desde 2004. 
Os roubos de veículos registraram seis ocorrências a menos, encerrando o acumulado do ano com 16 casos, o menor total da série histórica, iniciada em 2001. No nono mês do ano, contudo, o indicador permaneceu estável em dois casos. 

Secretaria de Segurança Pública

Roubos de veículos em 2022 até o momento é o menor total da série histórica, iniciada em 2001

Já os roubos em geral caíram 9,9%, passando de 313 para 282 delitos, de janeiro a setembro. Este foi o menor total já registrado na série histórica, sem considerar 2020 e 2021, anos afetados pela pandemia. Os roubos de carga recuaram de 11 para 4 casos no período. 

Secretaria de Segurança Pública

Roubos em geral caíram 9,9%; menor total já registrado na série histórica, sem considerar 2020 e 2021, anos afetados pela pandemia

Redução de furtos

Em setembro, os furtos em geral foram de 689 para 737. Nos nove primeiros meses do ano, porém, houve redução de 2,8% ocorrências, passando de 6.610 para 6.427 delitos, o menor total já registrado desde 2001, ainda não considerando os anos de 2020 e 2021. 
Os furtos de veículos cresceram de 26 para 32 ocorrências no mês. De janeiro a setembro, 331 veículos foram recuperados e devolvidos aos donos. 

Fonte: O Imparcial

Compartilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


APOIADO POR:
APOIADO POR:
APOIADO POR: