Multas de trânsito em Prudente têm aumento de 132,81% no 1° semestre de 2024
Nos primeiros seis meses do ano, Semob aplicou mais de 46 mil autuações; no mesmo período de 2023, foram lançadas 19.897 infrações
O número de multas de trânsito em Presidente Prudente teve um aumento expressivo de 132,81% no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2023. É o que indica um levantamento da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) solicitado pela reportagem de O Imparcial. De janeiro a junho de 2024, a Prefeitura de Prudente aplicou mais de 46,3 mil autuações por meio de fiscalização eletrônica. As infrações se referem a transitar em velocidade superior à máxima permitida na via, avançar o sinal vermelho e parar sobre a faixa de pedestres. Nos primeiros seis meses do ano passado, esse montante foi de 19.897 multas.
Segundo a administração municipal, houve um aumento no número de radares em Prudente entre o primeiro semestre de 2023 e a atualidade. No período anterior, o número de pontos de fiscalização eletrônica no município era de 21. Atualmente, existem 27 radares, sendo seis novos, que entraram em operação no começo do ano, e outros nove aparelhos que foram reposicionados. Diante da mudança em relação ao ano passado, a Prefeitura indicou que há 15 novos endereços sendo monitorados com fiscalização eletrônica na cidade.
“Cabe ressaltar que a instalação de novos pontos de fiscalização eletrônica na cidade atende a uma demanda dos próprios moradores das proximidades, com o objetivo de dar mais segurança e combater o excesso de velocidade, além de requerimentos formais de vereadores. São locais que apresentam histórico de altos índices de acidentes e que ofereciam risco a pedestres e motoristas”, justificou a Prefeitura de Presidente Prudente em nota.
Prazo de até 30 dias
O prazo para a apresentação da defesa da autuação pelo proprietário do veículo, principal condutor ou pelo condutor infrator devidamente identificado, nunca será inferior a 30 dias, contados da data de expedição da multa.
Para realizar a consulta de uma multa de trânsito, basta acessar o site da Prefeitura por meio deste link: https://www.presidenteprudente.sp.gov.br/servico/mt/index.xhtml.
Já os agendamentos devem ser solicitados por meio do sistema online disponível também no site da administração municipal. Para efetuar o agendamento, é necessário acessar a página inicial da Prefeitura de Prudente, abrir a aba “Cidadão” na parte superior da página inicial, acessar “Atendimento online (protocolo eletrônico)”, ir até “Agendamentos Presenciais” e depois “Protocolar” e escolher entre “Semob ou Procon” e aplicar “Escolher data e horário”.
De acordo com o governo local, toda a receita arrecadada a partir das multas de trânsito é aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, engenharia de campo, auxílio à segurança pública, fiscalização, renovação da frota circulante e em educação para o trânsito.
Novos radares
Os seis novos radares instalados pela Prefeitura de Presidente Prudente entraram em operação no dia 1º de janeiro de 2024. A lista dos novos dispositivos foi divulgada pela Semob em novembro:
– Rodovia Angelo Rena, + 150 m;
– Rodovia Angelo Rena, Km 2 + 300 m;
– Avenida Dr. Ibraim Nobre, 973 – 980;
– Avenida Pres. Juscelino K. de Oliveira com Rua João de Rezende, próximo UPA da Zona Norte;
– Avenida Cel. José Soares Marcondes, 6871 – prolongamento;
– Rua Antônio Rodrigues com Rua Bom Jesus.
Dispositivos realocados
Os dispositivos que foram realocados, após constatado algum tipo de ineficiência ou interferência na operação, correspondem aos dos seguintes endereços:
– Avenida da Saudade, 1649;
– Avenida Presidente Juscelino K. de Oliveira, 6486 – próximo Humberto;
– Avenida Brasil com Avenida Manoel Goulart;
– Avenida Cel. José Soares Marcondes x Rua Mariana de Matos;
– Avenida Cel. José Soares Marcondes x Avenida 11 de Maio;
– Avenida Cel. José Soares Marcondes x Avenida Manoel Goulart;
– Avenida Cel. José Soares Marcondes x Avenida Washington Luiz;
– Rua Alvino G. Teixeira x Av. Pres. Juscelino K. de Oliveira;
– Avenida Presidente Juscelino K. de Oliveira x Rua Luís Alves dos Santos.
Permanecem nos mesmos lugares 12 dispositivos, são eles:
– Avenida Miguel Damha, 1085;
– Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, 460 – 675;
– Avenida Raimundo Maiolini, 700;
– Avenida Arthur Boigues Filho, Km 6;
– Avenida Brasil x Rua Nações Unidas;
– Avenida Cel. José Soares Marcondes x Avenida Marechal Deodoro;
– Avenida Washington Luiz x Rua 15 de Novembro;
– Avenida Manoel Goulart x Rua Prof. Hugo Mielle;
– Avenida Manoel Goulart x Rua 14 de Setembro;
– Avenida Manoel Goulart, 4401;
– Avenida Manoel Goulart, 876 – 939;
– Avenida 14 de Setembro, 2564.
Fonte: O Imparcial
Deixe um comentário