Leitos de suporte respiratório para tratamento de pacientes com Covid-19 começam a ser instalados no Cohabão
Com o objetivo de desafogar as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prestar assistência aos 22 pacientes com sintomas de Covid-19 que aguardam por vagas em hospitais, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (1º) a instalação de 17 leitos para suporte respiratório na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Otelo Milani Junior, conhecida popularmente como Cohabão.
A ação, que é de caráter emergencial, está sendo viabilizada com apoio da iniciativa privada e sociedade civil.
As 17 camas hospitalares com colchão chegaram em um caminhão fretado vindo do sul do país. Um aparelho de ar-condicionado, que será instalado na sala de raio-x, também está garantido.
“Os pacientes serão monitorados diariamente com exames de radiografia. Esse procedimento exige um ambiente climatizado. Nós solicitamos a doação e fomos atendidos”, declarou o secretário Municipal de Saúde, Delton Ferraz.
“Esses leitos serão para suporte respiratório e para proporcionar conforto aos pacientes. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para tentar salvar a vida dos nossos munícipes”, afirmou o secretário.
Por meio de ofício protocolado nesta segunda-feira, a Sesau solicitou a colaboração da sociedade civil para que os atendimentos sejam iniciados o mais breve possível.
“A disponibilização dos insumos via poder público é demorada, não há tempo para essa espera. O auxílio da iniciativa privada é necessário para a assistência em caráter emergencial”, concluiu o titular da pasta.
O documento solicita itens diversos, relacionados a procedimentos e estadia dos pacientes, como oxímetros, termômetros, aparelhos de pressão, torpedos de oxigênio, suportes para soro, roupas de cama, alimentação, dentre outros.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Sedepp) receberá o contato de quem puder colaborar, por meio do telefone (18) 3918-4200.
Fonte G1.
Deixe um comentário