Instituto Adolfo Lutz descarta caso suspeito de monkeypox e indica que paciente teve catapora em Presidente Prudente
Homem, de 22 anos, foi diagnosticado com varicela.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) recebeu, nesta terça-feira (3), o resultado do exame laboratorial do Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo (SP), a respeito do caso suspeito de monkeypox em Presidente Prudente (SP). A suspeita havia sido comunicada ao órgão municipal no dia 26 de agosto.
O paciente, um homem, de 22 anos, foi diagnosticado com o agente Varicellovirus, ou seja, varicela, doença também conhecida popularmente como catapora.
Ao todo, a região do Oeste Paulista possui cinco casos confirmados da doença registrados em 2022. Do total, quatro deles foram confirmados em Presidente Prudente e um em Presidente Bernardes (SP).
Conforme os dados da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, nos primeiros sete meses de 2024 o Estado de São Paulo registrou 315 casos confirmados de Mpox, antiga varíola dos macacos.
De acordo com a pasta, entre janeiro e julho deste ano o número de casos da doença cresceu 257% em relação ao mesmo período de 2023, quando 88 casos da doença foram registrados no estado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, no dia 14 de agosto, a Mpox como emergência em saúde mundial. Com surto epidêmico em cerca de 15 países do continente africano, a versão atual do vírus que está se espalhando não é a mesma do surto mundial ocorrido em 2022.
Fonte: G1
Deixe um comentário