Gramado de Copa e torcida mais perto: os detalhes da reforma do 2° maior estádio do interior do Brasil
Presidente do Grêmio Prudente, André Garcia explicou os processos do reposicionamento do campo do Prudentão
Com o fim da temporada, o segundo maior estádio do interior do Brasil, o Prudentão, passa por reformas significativas para 2026.
O presidente do Grêmio Prudente, André Garcia, detalhou o processo de manutenção, os custos e as especulações sobre a possibilidade de reduzir o tamanho da casa do Carcará, que tem como primeiro compromisso no ano que vem ser um dos palcos da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O dirigente explicou sobre a troca do gramado e o principal tópico da reforma, que é o reposicionamento do campo, aproximando-o da arquibancada do setor verde, local que concentra a maior presença de torcedores durante os jogos.
– Basicamente é uma troca do gramado, também com o novo sistema de drenagem e irrigação. Acho que a novidade maior para o torcedor é essa aproximação do campo com a arquibancada. A gente conseguiu, dentro de um projeto que foi desenvolvido, avançar 19 metros em relação ao setor verde das cadeiras. Então, o torcedor vai conseguir estar mais próximo da partida e ter uma experiência melhor durante os jogos.
– O clube recebeu a concessão do estádio mais ou menos no meio do ano. Desde então, a gente assumiu a gestão do estádio. Essas melhorias têm sido feitas com o próprio recurso do clube. Estamos com os orçamentos, mas a obra sempre pode variar um pouco. A ideia é que as modificações fiquem entre 600 e 700 mil reais – explicou.
naugurado em 12 de outubro de 1982, o Prudentão tem capacidade para cerca de 45 mil torcedores. A casa do Grêmio Prudente é o maior palco do interior de São Paulo e, no território nacional, desconsiderando as capitais, só fica atrás do Parque do Sabiá, em Uberlândia, que comporta 50 mil pessoas.
O estádio foi palco do primeiro gol de Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians, em 2009. Ele empatou o clássico contra o Palmeiras, nos acréscimos, em um momento eternizado pelo alambrado que veio abaixo em sua comemoração.
Mesmo com todo esse tamanho, a casa do Carcará tem restrições na arquibancada amarela e atualmente recebe, no máximo, 12 mil espectadores. Questionado sobre a possibilidade de reabrir o setor, André Garcia explicou que, apesar de ser um objetivo futuro, no momento está fora de cogitação.
– Essa parte não está contemplada neste primeiro momento. Esse é um objetivo que o clube tem também, mas a gente entende que seria mais proveitoso realizar essa reforma em um momento em que, de repente, estivermos em uma Série 1, onde realmente haverá um público que demande a utilização desse setor. Hoje, só com o setor do meio, temos cerca de 12 mil lugares, o que atende muito bem às necessidades do clube. Essa área central, que é a que utilizamos atualmente, vai se manter. Então, essa faixa de 12 mil lugares continuará apta para ser utilizada – explicou.
O plantio da nova grama no Prudentão é padrão Copa do Mundo de Clubes. A excelência do “tapete” pode ser novidade para alguns clubes que têm implementado o modelo em seus estádios, mas não para o Grêmio Prudente.
O presidente explica que o clube foi pioneiro na aquisição da Tahoma 31, variação da grama bermuda, e respondeu sobre especulações de um possível fechamento definitivo do anel superior, que já está interditado.
– Na realidade, o Grêmio Prudente foi o precursor dessa grama aqui no Brasil, que é a da Copa do Mundo. Foi utilizada nos quatro anos do centro de treinamento e também será usada aqui no Prudentão. A ideia é que a gente treine e jogue no mesmo gramado. Não é uma grama tão diferente, é apenas uma variação da grama bermuda, uma modificação genética que ela recebeu, o que a faz suportar melhor o pisoteio, a falta de água e os extremos de temperatura — muito frio ou muito calor. Então, acredito que ela vai se adaptar bem à nossa região, e teremos um gramado bonito o ano todo.
– Essa é uma ideia ainda; não foi feito nenhum projeto colocado no papel. Mas sabemos que a questão dos vestiários hoje vai ficar ainda mais longe do acesso ao gramado. Com relação à visibilidade, o prejuízo é pequeno. Há um pequeno setor amarelo que praticamente não se usa. Esse, sim, ficará um pouco mais distante do campo, mas acredito que o ganho será muito maior do que a perda – destacou.
Dentro das quatro linhas, a equipe caiu na primeira fase da Série A2 estadual e foi eliminada nos pênaltis pelo Primavera, por 5 a 4, na semifinal da Copa Paulista. Com isso, o time principal encerra a temporada e já inicia o planejamento para 2026.
O presidente encerrou a entrevista rechaçando qualquer possibilidade de o clube deixar o município. Ele reiterou todo o investimento em estrutura que tem sido feito e afirmou que toda a cúpula está com os “pés fincados” em Presidente Prudente.
– Se fosse uma coisa passageira, a gente não assumiria um compromisso de longo prazo. Também não investiríamos em uma estrutura física, não só aqui no estádio, como no centro de treinamento. É um caminho que, para desmanchar ou voltar atrás, não tem mais como. Estamos com os pés totalmente fincados aqui em Prudente. Não há nenhuma possibilidade de o projeto acabar ou deixar de existir – concluiu.
Fonte: G1









Deixe um comentário