Falta de vacinas para professores e problemas estruturais em escolas impediram volta às aulas presencias, diz Seduc


Voltar para Blog

Falta de vacinas para professores e problemas estruturais em escolas impediram volta às aulas presencias, diz Seduc

A falta de vacinação contra a Covid-19 para os professores foi um dos fatores que geraram a suspensão do retorno das aulas presenciais, em Presidente Prudente, conforme a Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O adiamento foi anunciado pela Prefeitura nesta quarta-feira (28).

À TV Fronteira, a secretária de Educação Sonaira Fortunato Pereira, disse que no início do mês somente uma parcela dos professores foi vacinada.

“Os professores estão muito receosos com essa retomada. Muitos professores perderam famílias, perderam parentes, perderam amigos. Estamos aguardando a 2ª dose da vacina para que, pelo menos, uma parcela desses profissionais consiga retornar para as unidades escolares com um pouco mais de segurança. Nós precisamos retomar, mas precisamos retomar com segurança”

A secretária ainda explicou à TV Fronteira, que foi enviado ao município 1.400 doses do imunizante para atender aos professores das escolas estaduais, municipais e particulares.

“Infelizmente, essas doses não foram suficientes nem para esse primeiro grupo habilitado a ser vacinado. No nosso município são 150 profissionais que não conseguiram ser vacinados. Estamos esperando um novo cronograma do Estado”, disse.

Além disso, Sonaira também falou sobre outro fator que contribuiu para o adiamento do retorno às aulas, que é o problema com as estruturas das unidades escolares municipais.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“No ano passado não houve essa preservação das estruturas das unidades escolares. Então, este ano, nós acabamos entrando em processos licitatórios para adequar as unidades escolares. Muitas nós sabemos que não conseguiremos realizar todas as adequações necessárias, porém, nas que estão com uma maior necessidade, nós estamos em busca para adequá-las para esse retorno em breve”.

O retorno das aulas, que antes seria no dia 3 de maio e agora está previsto para o dia 10 de maio, vai funcionar com plantões.

“A equipe de supervisores e coordenadores da secretaria está estabelecendo um regramento para isso, para que os professores vãos às unidades escolares em modo de rodízio, para que atendam aquelas crianças que estão com dificuldades e não estão conseguindo realizar as atividades de maneira remota. Por enquanto, as aulas não serão retomadas no dia 10, devido também a falta de profissionais que nós estamos, pois muitos estão afastados por serem grupos de risco. Por isso que nós dependemos muito dessa 2ª dose da vacina para aumentar essa porcentagem de profissionais que possam ir para às escolas com segurança e colaborar com a educação do município”, concluiu à TV Fronteira.

Ministério Público

À TV Fronteira, o promotor Marcos Akira Mizusaki, responsável pela área da educação, disse “também estar surpreendido com o adiamento e que pretende agendar um momento para conversar mais com a secretária de Educação de Presidente Prudente”.

Comed

Em nota à imprensa, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Presidente Prudente (Comed), Rogério José da Silva, apontou que o conselho concorda com a suspensão das aulas, mesmo não participando da discussão.

O Comed reconhece os possíveis problemas da falta de ensino presencial, mas destacou que o único meio seguro para a volta às aulas, presenciais é a vacinação de todos. O presidente do conselho ainda pontuou que é incoerente o funcionamento de escolas privadas (veja a íntegra da nota no fim da reportagem).

Adiamento

A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) anunciou nesta quarta-feira (28) a suspensão do retorno das aulas presenciais, que estava previsto para a próxima segunda-feira (3). O anúncio foi feito através do comunicado nº. 07/2021.

Conforme a Prefeitura, a decisão foi tomada em decorrência da situação epidemiológica que se encontra o município, que, apesar da ligeira melhora dos últimos dias, ainda tem registrado alto índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O município informou que a Seduc está articulando um projeto para atendimento aos alunos em formato de plantão nas unidades escolares, respeitando todos os protocolos, com previsão para ser iniciado no dia 10 de maio.

De acordo com Sonaira Fortunato, responsável pela pasta, essa medida será adotada considerando a preocupação da Seduc com os índices de participação e envolvimento dos estudantes nas atividades escolares.

O comunicado também mantém o revezamento entre os funcionários da educação até o dia 30 de abril.

Nota do Comed sobre suspensão do retorno de aulas presenciais em Presidente Prudente — Foto: Reprodução
Nota do Comed sobre suspensão do retorno de aulas presenciais em Presidente Prudente — Foto: Reprodução

Por G1 Presidente Prudente e TV Fronteira

Fonte G1.

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog