Faculdade de Medicina suspende aulas após tragédia em festa universitária no interior de SP
Curso vai pausar as atividades para alunos do 1º ao 7º termos, nesta segunda-feira (3), após a morte de um convidado e dezenas de feridos durante evento atingido por temporal em Regente Feijó (SP).
A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente (SP), suspendeu as aulas nesta segunda-feira (3) para os estudantes do 1º ao 7º termo. A decisão ocorre após a festa universitária ser interrompida por um temporal com ventos de até 95 km/h, que provocou o desabamento da estrutura do evento e deixou vítimas.
A força do vento fez com que o palco e parte das tendas caíssem, além de arremessar objetos e galhos pelo local. A situação provocou a morte do empresário Marcelo Giglio, de 47 anos, e deixou pelo menos 58 pessoas feridas.
Segundo informou a universidade, a coordenação do curso e os professores permanecem em contato com os alunos, oferecendo apoio e solidariedade neste momento.
“O processo de acompanhamento inclui também a atuação de outros serviços institucionais, como o Sucesso do Aluno e o Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Aluno, reforçando o compromisso com o bem-estar e o cuidado com a comunidade acadêmica”, informou a Unoeste, em nota.
O evento era promovido pela comissão de formatura dos estudantes de Medicina e uma empresa especializada, e acontecia no Aeropark Clube de Voo Desportivo, às margens da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Regente Feijó (SP), quando as fortes chuvas atingiram a região, na madrugada de domingo (2).
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, por volta das 2h, as rajadas chegaram a 95 km/h.
Vídeos mostram o momento em que a estrutura metálica desaba, em meio à correria e desespero dos participantes. Um convidado relatou que pessoas tentavam se proteger da chuva entre os carros, enquanto cadeiras, objetos e galhos voavam.

Atendimento às vítimas
As vítimas foram encaminhadas para hospitais de Presidente Prudente. A Santa Casa informou que recebeu 21 feridos e acionou o protocolo de catástrofe para garantir atendimento simultâneo. Dois pacientes permanecem internados, ambos em estado estável.
O Hospital Regional de Presidente Prudente informou que a unidade atendeu 14 vítimas do acidente, com idades entre 19 e 47 anos. O paciente de 47 anos teve o óbito constatado às 2h30 e três foram transferidas para o Hospital da Unimed. Os demais receberam alta hospitalar em razão da estabilidade do quadro clínico.
O Hospital Unimed Presidente Prudente acrescentou que recebeu nove vítimas do acidente ocorrido durante evento acadêmico na cidade de Regente Feijó. “Após avaliação e período de observação, sete pacientes receberam alta e dois permanecem internados, ambos em estado estável”. O g1 aguarda uma atualização, nesta segunda-feira (3).
Organização
O Aeropark Clube de Voo Desportivo informou que apenas alugou o espaço para a promotora da festa e que suas estruturas permanentes não foram danificadas.
Em nota conjunta, a Comissão de Formatura da Faculdade de Medicina e a empresa Euphoria, responsável pela organização, afirmaram que “uma forte tempestade acompanhada de ventos intensos atingiu a estrutura instalada no local, ocasionando um grave acidente que surpreendeu a todos os presentes”.
“Neste momento, nossa prioridade é prestar apoio e solidariedade às famílias e amigos das vítimas, bem como aos colegas que vivenciaram esse momento tão difícil, que abalou profundamente toda a nossa comunidade acadêmica”, diz o comunicado.
A empresa organizadora também publicou nota nas redes sociais lamentando o ocorrido.
Fonte: G1









Deixe um comentário