Estado permite retomada dos transplantes de córnea em Prudente


Voltar para Blog

Estado permite retomada dos transplantes de córnea em Prudente

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente retomará a partir de hoje os transplantes de córneas que estavam suspensos desde o dia 23 de março, em virtude da pandemia da Covid-19. A medida foi anunciada pela unidade depois que o Estado de São Paulo, por meio do Sistema de Transplantes, permitiu o retorno em todo o território paulista, que tende a beneficiar inúmeras vidas e mudará o cenário de queda, tanto nas captações quanto nos transplantes de córnea, que na Santa Casa, respectivamente, diminuíram 50% e 60% neste ano.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a retomada dos transplantes para cirurgias eletivas no Estado foi autorizada com base em critérios técnicos, sendo “fundamental respeitar todos os protocolos de segurança definidos pela Central de Transplantes”. Com isso em vista, a Santa Casa já anunciou que retomará as atividades que são realizadas por meio do Banco de Olhos, que desde a semana passada já tinha sido autorizado para as captações de córneas.

Para se ter uma ideia, de janeiro a agosto de 2020, boa parte do período dentro da pandemia, a Santa Casa registrou apenas 10 captações, todas antes de abril, enquanto que no mesmo período do ano passado esse número chegou a 20, o dobro. Já os transplantes tiveram queda de 60%, visto que passaram de 33 neste período analisado no ano passado para 13 em 2020, sendo que de abril a agosto deste ano, apenas um foi realizado.

Fonte O Imparcial

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: