Estado deve indenizar homem que perdeu visão após demora na cirurgia em Prudente


Voltar para Blog

Estado deve indenizar homem que perdeu visão após demora na cirurgia em Prudente

Justiça aponta omissão, uma vez que houve atraso de mais de sete meses para realização de procedimento; Secretaria de Saúde diz que PGE analisa processo

A 8ª Câmara de Direito Público do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) manteve decisão da Vara da Fazenda Pública de Presidente Prudente, proferida pelo juiz Darci Lopes Beraldo, que condenou o Estado de São Paulo a indenizar paciente que perdeu a visão de um olho após demora na realização de cirurgia. A reparação, por danos morais, foi reduzida para R$ 100 mil.

Segundo os autos, o homem deu entrada em hospital público com a visão ofuscada, sendo diagnosticado o deslocamento de retina. Foram solicitados exames pré-operatórios, realizados pelo autor, mas o procedimento cirúrgico não foi marcado em tempo hábil e o paciente perdeu a visão do olho direito. 

O relator do recurso, desembargador José Maria Câmara Júnior, salientou, em seu voto, que o serviço prestado pelo Estado não pressupõe garantia de sucesso do tratamento médico, mas sim a prestação de assistência adequada, o que não ocorreu. “O laudo pericial foi claro ao apontar como imprescindível a realização da cirurgia para solucionar o descolamento de retina. Não há justificativa para a postura do Estado, que atrasou em mais de sete meses a realização do procedimento cirúrgico. Em razão da omissão detectada, o autor perdeu a visão total do olho direito”, escreveu o desembargador. 

Também compuseram a turma de julgamento os desembargadores Percival Nogueira e Leonel Costa. A decisão foi unânime.

Procurada, a SES (Secretaria Estadual da Saúde) comunicou que o processo está sob análise da PGE (Procuradoria Geral do Estado). Afirmou, no entanto, que o paciente em questão não foi encaminhado à rede estadual de saúde para tratamento da sua condição. “O único registro na saúde do Estado foi uma consulta em 2017 no AME [Ambulatório Médico de Especialidades] de Prudente, à qual ele não compareceu”, informou a pasta estadual.

Fonte: O Imparcial

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: