Dracena comunica aplicação por engano de 80 doses da AstraZeneca
A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena comunicou no fim da tarde desta tarde que 80 doses do lote 4120Z001 da vacina Oxford-AstraZeneca, contra a Covid-19, aplicadas nos dias 14 e 15 de abril no município, estavam com a data de validade vencida. A Prefeitura lembrou que as pessoas que receberam essas doses serão comunicadas e monitoradas por 30 dias, a partir da data de aplicação, e garantiu que “não há motivos para pânico”.
Ainda conforme o comunicado, essas pessoas deverão aguardar em suas residências a visita de equipe da Saúde municipal para orientação. A Prefeitura apontou que este procedimento foi considerado inadequado, já que a dose será inválida, e ressaltou que a orientação é a revacinação, após 30 dias, com a vacina de outro laboratório.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Dracena, André Lemos (Patriota), afirmou que as autoridades competentes já foram comunicadas e confirmou que houve falha na gestão dos imunizantes. “Essas vacinas chegaram com um prazo curto de validade, de aproximadamente 30 dias, diferente dos novos lotes, que estão chegando com prazos superiores. Com isso, as doses que chegaram depois foram aplicadas antes dessas com prazos inferiores”.
Covid-19 na região
Desde a última atualização da reportagem, na terça-feira à noite, a região de Presidente Prudente confirmou pelo menos 344 novos casos da Covid-19 e pelo menos 18 mortes em decorrência de complicações da doença. Com isso, a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado chegou aos 60.040 casos positivos e 1.718 mortes, além dos 55.702 casos considerados como curados.
Confirmaram novos casos: Adamantina (28); Álvares Machado (13) e uma nova morte; Caiuá (4) e uma nova morte; Dracena (25) e quatro novas mortes; Emilianópolis (13); Flórida Paulista (13); Iepê (2); Inúbia Paulista (5); Irapuru (2); Junqueirópolis (18); Lucélia (6); Mariápolis (4); Nova Guataporanga (3); Osvaldo Cruz (20) e duas novas mortes; Pacaembu (2); Panorama (17); Pauliceia (2); Piquerobi (3) e uma nova morte; Pirapozinho (24); Presidente Bernardes (8); Presidente Epitácio (5); Presidente Prudente (88) e nove mortes; Presidente Venceslau (27); Santa Mercedes (4); Santo Anastácio (9) e uma nova morte; Taciba (3); Tupi Paulista (5).
Fonte O Imparcial
Deixe um comentário