Dracena colhe amostras para analisar se variante da Covid chegou à cidade
Não é de hoje que a situação epidemiológica no município de Dracena preocupa as autoridades locais, além da população. Isso porque, nas últimas semanas, mas em especial nos últimos dias, a quantidade de casos confirmados e de mortes causadas por complicações da Covid-19 cresceu exponencialmente. Ao atualizar o placar da cidade ontem, a reportagem constatou, por exemplo, que nas últimas 24 horas foram 85 novos casos positivos para o novo coronavírus, além de três novas mortes. O cenário traz alerta para a administração local, que decidiu pedir a coleta de amostras e verificar a possibilidade de uma nova variante da Covid-19, mais contagiosa, estar em circulação na cidade. Até o momento, no entanto, não há nenhuma confirmação.
Ao fazer um comparativo da situação epidemiológica de Dracena dentro de uma semana é possível analisar o motivo de tamanha preocupação. É que na terça-feira passada, dia 16, o município havia fechado o balanço, conforme levantamento deste diário, com 47 óbitos registrados e 2.556 casos positivos para a doença. Ontem, uma semana depois, a cidade já contabilizava 60 mortes, 13 novas em sete dias, e 3.016 casos positivos, 460 novos no período analisado.
Vale lembrar que Dracena foi um dos municípios da região a regredir para a fase vermelha do Plano São Paulo por conta própria, há exatamente uma semana, antes mesmo de o Estado regredir toda a região para a mesma fase. Na ocasião, a Prefeitura afirmou que a preocupação com o avanço da doença faria com que a recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) fosse acatada, e um toque de recolher fosse instituído no município, bem como um lockdown aos finais de semana.
Fonte O Imparcial
Deixe um comentário