Dom José Maria Libório Camino Saracho, bispo emérito da Diocese de Presidente Prudente, morre aos 89 anos
Morreu nesta segunda-feira (30) Dom José Maria Libório Camino Saracho, de 89 anos, que foi bispo emérito da Diocese de Presidente Prudente (SP) por seis anos.
Segundo a Diocese de São Miguel Paulista, onde Dom José Maria estava atualmente, ele havia sido internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo (SP), para realizar uma cirurgia na vesícula. Depois de dias hospitalizado, faleceu na tarde desta segunda-feira.
Dom José Maria nasceu no dia 13 de novembro de 1931 em Santurce, Viscaya, na região do País Basco, na Espanha. Foi ordenado presbítero em 6 de julho de 1958 e, em 1967, veio para o Brasil como missionário.
Em fevereiro de 1968, foi nomeado pároco da Paróquia de São Benedito, em Guaianases. Na Diocese de São Miguel Paulista também foi pároco da Catedral de São Miguel Arcanjo e Vigário Geral. No dia 16 de julho de 1999, o então Papa João Paulo II o nomeou bispo titular de Urusi e auxiliar da Diocese de São Miguel Paulista. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 29 de setembro de 1999. Seu lema de ordenação episcopal era “chamado para anunciar o evangelho de Deus”.
No dia 20 de fevereiro de 2002, foi nomeado como bispo da Diocese de Presidente Prudente, onde tomou posse no dia 7 de abril do mesmo ano e permaneceu até 17 de agosto de 2008, quando se tornou emérito. Tomou posse na Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente, se tornando o 4° bispo da Diocese.
Depois, retornou à Diocese de São Miguel Paulista, onde permaneceu cuidando da Comunidade de São José Operário, no setor Cidade Líder, onde permaneceu celebrando a eucaristia e fazendo o que podia pelo povo.
A Diocese de São Miguel Paulista expressou “profunda solidariedade” a Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente, assim como ao clero, aos religiosos e religiosas e a todo o povo de Deus da referida igreja.
O sepultamento será nesta terça-feira (31), na cripta da Catedral São Miguel Arcanjo da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo.
Por G1 Presidente Prudente
Fonte G1.
Deixe um comentário