Doações de sangue caem até 60% em período de férias


Voltar para Blog

Doações de sangue caem até 60% em período de férias

No HR, expectativa é de redução de 30%, mas projeção de aumento de 20% nas transfusões, com déficit já registrado das tipagens negativas

A correria do fim de ano e a ausência de moradores na cidade por conta das viagens propícias para esta época de férias são sentidas por diversos setores, mas, em especial, pelos núcleos de hemoterapia, que veem as doações de sangue diminuírem em até 60% neste período de férias, como é o caso do Hemocentro anexo à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. No Banco de Sangue do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, a expectativa é de redução de 30% nas concessões, mas uma projeção de aumento de até 20% no número de transfusões, com déficit já registrado atualmente das tipagens negativas. 

Com queda nas doações até o fim de fevereiro e necessidade média de 1,2 mil doadores mensais para que a unidade consiga trabalhar com segurança, o Hospital Regional recorre à captação por telefone dos usuários frequentes que já estão aptos a realizar uma nova visita ao banco de sangue. “Solicitamos apoio das famílias de pacientes que estão recebendo transfusão e fazemos um apelo nas redes sociais e mídias para que novas pessoas se tornem doadoras”, revela a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia, Claudia Cavali Santello.

O Hemocentro da Santa Casa atua de forma semelhante com os doadores usuais e redes sociais, e ainda busca ajuda com as igrejas, explica a agente em captação, Zenaide Brito. “A situação atual está estável, mas normalmente, durante e após as festas de final de ano, diminui muito as doações”, diz, ao apontar que a média ideal para o órgão é receber 50 doações por dia. 

Como doar

Para praticar tal gesto de solidariedade e contribuir com o pleno funcionamento dos bancos de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e comparecer aos órgãos apresentando um documento oficial com foto. No caso dos jovens com 16 a 17 anos, é preciso ter uma autorização do responsável legal. Já para a primeira doação, a idade máxima é até 60 anos. 

Ainda entre os requisitos, estão: pesar mais do que 50 quilos (homens) e 51 quilos (mulheres); não estar em jejum; após o almoço, aguardar pelo menos três horas; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses; não ter piercing em cavidade oral ou região genital; não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses; não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias; não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão; ter dormido pelos menos seis horas nas últimas 24 horas; não ter visitado área endêmica de malária há menos de 90 dias; não ter tido malária; não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento; e não ter feito uso de medicamentos anti-inflamatórios há menos de sete dias.

Lembrando que o intervalo entre doações de sangue deve ser de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

SAIBA MAIS
O Hemocentro está localizado na Rua Wenceslau Braz, 5, com entrada pela rampa do pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia na Avenida Coronel José Soares Marcondes. O telefone para contato é o (18) 98132-0039. Já o Banco de Sangue do Hospital Regional fica na Rua José Bongiovani, 1.297, no Jardim Esplanada. Dúvidas através do (18) 3229-1500.

Fonte: O Imparcial

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: