Começa a imunização para idosos acima de 90 anos de idade em Prudente


Voltar para Blog

Começa a imunização para idosos acima de 90 anos de idade em Prudente

Em Presidente Prudente, 25 postos de saúde estão preparados para aplicação da imunidade contra a Covid-19

Idosos acima de 90 anos de idade começaram a receber a imunização contra a Covid-19 no Estado de São Paulo. Em Presidente Prudente, a ação ocorre desde o começo da manhã de hoje nos 25 postos de vacinação de diferentes bairros. 

Vania Maria Alves, diretora da Vigilância Epidemiológica, afirma que a movimentação foi “tranquila” nos postos da cidade.

“Aquele idoso que tem mais dificuldade de estar indo [na sala da vacinação], os profissionais, depois que a família faz a ficha, vão até o veículo e aplicam a dose”, explica a diretora. Para agilizar o processo, lembra da importância de levar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou já realizar o pré-cadastro no sistema.

“E não vir muitas pessoas, porque estamos evitando aglomerações”, salienta. “Reservamos 1.300 doses para os idosos acima de 90 anos, que são suficientes para atender a todo o público-alvo. As vacinas restantes serão ofertadas a estes profissionais de serviços de saúde”, pontua Vânia.

Vacinação em profissionais

A partir de hoje até quarta-feira, o cronograma da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) também é ampliado a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos e doulas que atuam em estabelecimentos da área da saúde como clínicas particulares, laboratórios, consultórios, farmácias e hospitais veterinários. 

A diferença é que estes profissionais devem procurar o Centro Municipal de Especialidades/Ambulatório Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, em frente ao Pronto Socorro do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. 

A diretora da Vigilância Epidemiológica reforça que apenas profissionais ativos em estabelecimentos de saúde estão enquadrados neste cronograma.

A princípio, não é possível precisar quantas doses estarão disponíveis para estes públicos, uma vez que ainda estão sendo vacinados os profissionais da linha de frente e moradores de instituições de longa permanência.

Confira abaixo o cronograma de vacinação previsto (conforme disponibilidade de doses):
– 08/02 a 10/02: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos e doulas
– 11/02 a 12/02 – fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos
– 15/02 a 17/02 – farmacêuticos, balconistas e técnicos de farmácia
– 18/02 a 19/02 – nutricionistas, biólogos, psicólogos, assistentes sociais e biomédicos
– 22/02 a 24/02 – médicos veterinários, trabalhadores de higiene e limpeza
– 25/02 a 26/02 – secretárias, recepcionistas e seguranças
– 01/03 a 05/03 – administrativo

Idosos que não conseguem se locomover até a sala de vacinação, recebem a dose no carro

Fonte: O Imparcial

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog