Com tempo seco, tenente do Corpo de Bombeiros alerta para incidência de incêndios florestais

APOIADO POR:

Com tempo seco, tenente do Corpo de Bombeiros alerta para incidência de incêndios florestais

A prática de queimadas de vegetação, comum nesta época do ano, mesmo sendo crime ambiental, tem atrapalhado a vida de muitas pessoas na região de Santo Anastácio. Segundo o Corpo de Bombeiros, a incidência de incêndios florestais é alta na região; apenas na última quarta-feira (18) foram registradas duas ocorrências de grande proporção, uma em Presidente Prudente e outra em Presidente Venceslau.

Segundo o Subtenente PM Wagner Ponchio de Santo Anastácio, em entrevista ao No Fato, afirmou que no período de seca é natural que o número de ocorrências de incêndio seja maior, mas a ação do homem tem sido a principal causa para incêndios florestais na região.

“Este período de inverno e seca está tudo propenso a pegar fogo. Tem a baixa umidade do ar, a vegetação está seca, então tem que retirar a carga ao redor do terreno, deixar ele limpo, evitar de colocar fogo em lixo e realmente ter esse cuidado com o fogo, diante do exposto, solicitamos aos sitiantes e proprietários rurais a construção de aceiros preventivos ao longo de todo perímetro da propriedade e também ao redor das edificações, tendo em vista evitar que os incêndios se propaguem de uma determinada área para outra”, explica.

Dicas de prevenção de incêndios

Ao trafegar pelas estradas e rodovias não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois, com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade;

Ao realizar acampamentos seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto;

Não jogue lixo por aí. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas;

Quando for realizar alguma queima controlada para renovação de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio).

Atear fogo é crime

O uso de fogo é crime previsto em lei e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Provocar incêndio em mata ou floresta pode dar prisão de dois a quatro anos, além de multa, diz a legislação.

Foto: Alex Schneider
Foto: Alex Schneider
Foto: Alex Schneider

Compartilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


APOIADO POR:
APOIADO POR:
APOIADO POR: