Chuva provoca queda de árvore e alagamentos em diversos pontos de Presidente Prudente neste domingo

APOIADO POR:

Chuva provoca queda de árvore e alagamentos em diversos pontos de Presidente Prudente neste domingo

Ocorrências de bueiros danificados e entupidos foram registradas na Vila Geni, no Residencial São Marcos, na Vila Marcondes, no Conjunto Habitacional Augusto de Paula e no Parque São Judas Tadeu.

As fortes chuvas que atingiram o Oeste Paulista na madrugada deste domingo (4) provocaram a queda de uma árvore e pontos de alagamento em diversos locais de Presidente Prudente (SP), que registrou 38 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil.

No Conjunto Habitacional Augusto de Paula, a queda de uma árvore interrompeu o trânsito na Avenida Manoel Romeu Caires, próximo à estação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com o apoio do Corpo de Bombeiros, a via foi desobstruída e, de acordo com a Defesa Civil, o trânsito está normalizado.

Já na Vila Geni, no Residencial São Marcos, na Vila Marcondes e no próprio Conjunto Habitacional Augusto de Paula, bueiros foram danificados e ficaram entupidos, provocando alagamentos. No Parque São Judas Tadeu, a orientação é evitar passar pela Rua Hygino Langhi, que encontra-se totalmente alagada.

Ao g1, o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, ressaltou a necessidade de a população colaborar mantendo as vias limpas, sobretudo no período de chuvas.

“É muito importante que a população não jogue nas vias públicas garrafas, plásticos, enfim. Tudo aquilo que possa ser levado pela chuva para os sistemas de drenagens, os bueiros e demais canais, ocasionando seu entupimento e, por ventura, os alagamentos, que prejudicam, e muito, a todos e podem provocar danos patrimoniais e até riscos à vida”, informou.

A Defesa Civil ainda alerta para as fortes chuvas que devem atingir a região de Presidente Prudente até terça-feira (6), podendo chegar aos 150 milímetros.

Operação Chuvas de Verão

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente iniciou na quinta-feira (1º) a Operação Chuvas de Verão, instituída pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil no Estado de São Paulo (SP). Como parte das ações preventivas, estão sendo realizadas vistorias em bueiros e manutenção dos pluviômetros na cidade.

Durante a operação, que segue até 31 de março de 2023, a Defesa Civil realizará vistorias e intervenções nos locais passíveis de inundações, enchentes e alagamentos, além de disponibilizar alertas e informações necessárias para a população.

Ao g1, Renato Gouvea afirmou que a operação auxiliará na mitigação dos riscos, “melhorando o escoamento das águas pluviais”.

Para isso, um treinamento com os agentes de proteção e defesa civil foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro, em Alumínio (SP). Na ocasião, eles foram preparados para atuar nas ocorrências típicas do período chuvoso, “com ênfase nos princípios de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução”.

A abertura da Operação Chuvas de Verão ocorreu na tarde de quinta-feira (1º), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. No evento, foram entregues viaturas e equipamentos para as defesas civis municipais.

De acordo com a Defesa Civil, a operação pode ser prorrogada, conforme alterações climáticas.

Fonte: G1

Compartilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


APOIADO POR:
APOIADO POR:
APOIADO POR: