Cavalo ferido é salvo após receber cuidados de policial militar de folga, em Presidente Prudente


Voltar para Blog

Cavalo ferido é salvo após receber cuidados de policial militar de folga, em Presidente Prudente

Ajudar sem pensar e por amor. Foi por causa desse sentimento que a policial militar Edmaura Aparecida Barbosa dos Santos tem pelos animais que um cavalo foi salvo, em Presidente Prudente (SP). A conquista foi divulgada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, nesta terça-feira (22), nas redes sociais.

Salvamento foi divulgado nas redes sociais da PMESP — Foto: Reprodução/Facebook
Salvamento foi divulgado nas redes sociais da PMESP — Foto: Reprodução/Facebook

Era um domingo e a cabo PM Edmaura estava de folga. Ela foi acionada pelo cabo Alex Gomes do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para tentar salvar um cavalo encontrado machucado, pois devido ao dia da semana, o Centro de Controle de Zoonoses estava fechado e nenhum médico veterinário que trata de grandes animais foi localizado, conforme relatou ao G1.

Foi quando entrou em cena a policial, que também é enfermeira veterinária. A cabo “não pensou duas vezes” e foi ao encontro do animal, que estava numa estrada rural nas proximidades do Parque Furquim.

Após analisar a situação e com os poucos recursos que tinha em uma bolsa de primeiros socorros, a cabo Edmaura conteve a hemorragia que o animal apresentava.

Devido à gravidade do ferimento no cavalo, a policial ligou para a tenente médica veterinária Mariana Baroni Selim, que por meio de uma videochamada, a orientou na continuidade dos procedimentos.

“Com a orientação dela [tenente], uma agulha e um pedaço de fio de nylon, eu consegui improvisar um fio de sutura, aonde eu consegui pinçar a artéria do cavalo, que estava com hemorragia, e sanar a hemorragia”, lembrou a PM ao G1.

O procedimento foi um sucesso. No dia seguinte a policial militar comprou os medicamentos e ministrou a medicação por cinco dias.

O cavalo foi encontrado por um rapaz morador naquela região, que conforme contou Edmaura ao G1, também se apaixonou pelo equino. Ele adotou o animal, acompanhou e auxiliou no tratamento. A dupla acabou batizando o bicho com o nome de Vitório Guerreiro.

“Minha maior satisfação foi a sensação de missão cumprida”, destacou ao G1.

A policial ainda acrescentou que em todos os procedimentos feitos em seis anos de veterinária em sua época de Cavalaria, a maior alegria era a gratidão dos animais salvos.

“Minha maior alegria era ver no olhar deles um muito obrigado. Isso é a maior recompensa que um ser humano pode ter por aquele s que não têm voz pra dizer pra você. Mas quem ama um animal de verdade entende o que ele fala”, salientou ao G1 a militar.

Ferida no cavalo foi tratada e animal passa bem — Foto: Edmaura Santos/Arquivo pessoal
Ferida no cavalo foi tratada e animal passa bem — Foto: Edmaura Santos/Arquivo pessoal

Por Stephanie Fonseca, G1 Presidente Prudente

Fonte G1.

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: