Bispo orienta paróquias para fase vermelha do Plano São Paulo


Voltar para Blog

Bispo orienta paróquias para fase vermelha do Plano São Paulo

Nesta última quarta-feira, o bispo da Diocese de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos , emitiu um comunicado trazendo novas orientações após a região de Presidente Prudente, DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), ser classificada na fase vermelha do Plano São Paulo de contingenciamento frente ao novo coronavírus.

No último dia 22, o governo do estado de São Paulo “rebaixou” a região para a fase mais restritiva do plano de flexibilização da quarentena, em virtude do aumento da ocupação de leitos nos hospitais.

A partir do decreto Estadual e municipal, o bispo comunicou que na cidade de Presidente Prudente, por exemplo, a ocupação do templo durante as missas deverá ficar em até 20% de 25 de dezembro a 7 de janeiro, quando haverá uma nova reavaliação da região por parte do governo estadual.

O bispo também orienta que as paróquias disponibilizem celebrações on-line de forma que os fiéis possam acompanhar de casa. Dom Benedito ressaltou ainda que as igrejas da região sigam os decretos municipais.

Durante este período, a Cúria Diocesana trabalhará apenas para atendimento de forma interna.

Leia na íntegra o comunicado do bispo diocesano:

“Aos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos(as) e Fiéis Leigos da diocese de Presidente Prudente

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente, comunica que, tendo em vista o Decreto Estadual n° 64.881, de 22/03/20, e o Decreto Municipal de Presidente Prudente n° 31.499/20, de 22/12/20, onde autoriza a realização de missas, cultos e eventos religiosos deverá ter a lotação máxima do templo limitada a 20% (vinte por cento) de sua capacidade (conf. Art. 2°); assim, as matrizes e capelas da cidade de Presidente Prudente, de 25/12/20 a 07/01/21, reduzam a presença de fiéis aos percentuais acima autorizado. Quanto a abertura e o funcionamento do escritório paroquial, neste período, seja realizado apenas serviços internos.

As atividades religiosas, sejam celebrações, eventos e/ou serviços paroquiais, sigam em tudo as instruções de Protocolo do Ministério da Saúde, ou seja, uso obrigatório de máscara, álcool gel, distanciamento e higienização do recinto de acordo com as normas de segurança estabelecidas.

Durante este período, cada Paróquia ofereça aos fiéis as celebrações on-line, para que cada família e fiéis participem/acompanhem dos lares as celebrações.

As demais paróquias da diocese localizadas em outros municípios, sigam em tudo os decretos e instruções da Prefeitura local.

Neste período, a Cúria diocesana ficará fechada, funcionando para atendimento interno das 8h às 14h.

Em nossas orações, continuemos suplicando a Deus, por intercessão da Virgem Maria, São José, São Sebastião e São Camilo de Lélis, pelo fim da pandemia.

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: