Ambulatório Médico de Prudente intensifica ações de testagem em alusão ao Dia de Combate à Aids


Back to Blog

Ambulatório Médico de Prudente intensifica ações de testagem em alusão ao Dia de Combate à Aids

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado nesta terça-feira (1º/12), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do Ambulatório Médico Municipal, o SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento), realiza a 13ª edição da Campanha ‘Fique Sabendo’.

Dessa forma, a intensificação da iniciativa seguirá até o dia 4 de dezembro nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), e até o dia 17 na sede do Ambulatório Médico Municipal.

Com meta de realizar 4 mil testes rápidos, sendo 2 mil para HIV e outros 2 mil para sífilis, haverá também ações in loco nos dias 1º, 3, 9, 10, 15 e 17 de dezembro, sempre das 18h30 às 22h30, junto às pessoas que trabalham se expondo e “podem ser portadoras do vírus, estarem transmitindo e ainda não sabem”, ressalta Jefferson Saviolo, coordenador do SAE/CTA.

Segundo ele, no caso de resultados positivos, as pessoas são encaminhadas ao tratamento que melhora muito a qualidade e a perspectiva de vida. “Mais que isso, com o tratamento, a pessoa deixa de transmitir quando chega ao estágio em que o vírus fica indetectável”.

Além da testagem, durante as abordagens serão proferidas orientações sobre prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), PEP e PrEPP (Profilaxia Pré e Pós-Infecção), entre outras. Conforme Saviolo, entre os 45 municípios integrantes do DRS-XI (Departamento Regional de Saúde), Prudente é o único que disponibiliza a PrEPP. Embora existam meios de prevenção ao HIV, ele reforça que a camisinha continua sendo o método mais eficaz, pois além do vírus, previne todas as outras ISTs.

Embora haja intensificação da Campanha ‘Fique Sabendo’, o coordenador reforça que no Ambulatório Médico Municipal, assim como nas unidades de saúde, há testagem o ano todo. “Não viva na incerteza, faça o teste rápido, procure a unidade de saúde mais próxima ou o ambulatório”.

Serviço – O SAE/CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, entretanto a testagem é realizada de segunda a quinta, das 7h30 às 10h e das 13h às 15h, e as sextas somente no período da manhã, das 7h30 às 10h. Por se tratar do fim de semana, o horário é reduzido para que haja tempo hábil, em caso de resultado positivo, de oferecer todo respaldo psicológico e médico ao paciente. Em razão da pandemia de coronavírus, a Covid-19, a orientação é que o munícipe ligue para agendar o horário para testagem. O telefone é o (18) 3221-1366.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Share this post

Back to Blog