Com faca, paciente em surto psicótico causa tumulto na UPA do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente

APOIADO POR:

Com faca, paciente em surto psicótico causa tumulto na UPA do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente

Mulher, de 21 anos, conseguiu soltar as contenções físicas, após a medicação, levantou-se do leito e saiu correndo pela unidade de saúde, na zona norte, durante a madrugada.

Uma mulher, de 21 anos, com uma faca colocou em risco a segurança de funcionários e pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara, em Presidente Prudente (SP), na madrugada desta sexta-feira (7).

De acordo com as informações que constam no Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, a jovem apresentava um quadro de surto psicótico, agitação psicomotora e agressividade, quando deu entrada na UPA acompanhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Same) e por policiais.

Durante a admissão na unidade de saúde, a paciente gritava e relatava uso prévio de bebida alcoólica e cocaína, segundo o BO.

Diante do quadro, a mulher foi acomodada em leito de isolamento, contida fisicamente e medicada.

No entanto, ainda segundo o Boletim de Ocorrência, a paciente conseguiu soltar as contenções físicas, após a medicação, levantou-se do leito e saiu correndo pela unidade.

Ela portava uma faca, ameaçando e colocando em risco a segurança dos funcionários e demais pacientes, o que gerou tumulto na unidade.

A paciente fugiu da UPA, mas acabou contida no ambiente externo por policiais, que retiraram a faca de sua posse.

Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência, a equipe multiprofissional e pacientes que estavam no local ficaram abalados diante do acontecimento.

Ciop

A reportagem solicitou um posicionamento oficial do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), organismo responsável pela administração da UPA, mas a entidade respondeu que neste caso não pode prestar informações relacionadas a atendimento.

Prefeitura

Em nota oficial enviada, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que está ciente do ocorrido e esclareceu que a Polícia Militar foi acionada para garantir o controle da situação na UPA da zona norte.

“Felizmente, ninguém ficou ferido e o atendimento aos pacientes seguiu normalmente”, concluiu a administração municipal.

Fonte: G1

Compartilhe esta publicação

Comentário (1)

  • Anderson cesar santos Responder

    Surto psicótico, usuária devia não está ai .Pai hospital Hr internada para tratamento.pessoas sem se locomover na Upa passando por isso me poupe .paciente uma coisa .usuário e outra coisa .nem amarrando segura …

    março 8, 2025 em 3:07 pm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


APOIADO POR:
APOIADO POR:
APOIADO POR: