Empresário prudentino é preso em operação da PF que investiga fraudes no INSS
O empresário Cícero Marcelino de Souza Santos, de Presidente Prudente (SP), foi preso nesta quinta-feira (13) durante a quarta fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).
A ação investiga um esquema de fraudes em descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS, que pode ter causado um prejuízo bilionário aos cofres públicos. Cícero é ligado à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), uma das entidades apontadas como beneficiárias do esquema.
Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, o empresário admitiu ter aberto empresas para atender demandas da Conafer, mas negou envolvimento direto nas irregularidades. Segundo as investigações, essas empresas movimentaram milhões de reais em contratos com a confederação.
Além de Cícero Marcelino, outras oito pessoas foram presas, incluindo o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto e o ex-procurador-geral do órgão Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho.
A Operação Sem Desconto cumpriu 63 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão em 14 estados e no Distrito Federal. Os investigados poderão responder por organização criminosa, corrupção, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos e lavagem de dinheiro.
As apurações seguem sob sigilo. Até o momento, a defesa de Cícero Marcelino não se manifestou sobre a prisão.









Deixe um comentário