Temporal causa pontos de alagamentos na Vila Alegrete, em Martinópolis
Previsão é de que os acumulados mais significativos sejam de até 50mm
Um temporal, na tarde desta segunda-feira (4), causou alagamentos na Vila Alegrete, em Martinópolis (SP).
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, as equipes estão no local, acompanhadas do Corpo de Bombeiros, e estão tentando catalogar os estragos.
“Foi muita chuva, tem local que está 100% alagado. O pessoal dos serviços urbanos já foi acionado, as demais secretarias, e a Defesa Civil acionou o seu plano de emergência para tentar atender todo mundo”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Víctor Hugo Rocha.
Em decorrência do temporal, a Escola Municipal Doutor Francisco Marques Bonilha, na Vila Alegrete, não terá aulas nesta terça-feira (5) para a limpeza do prédio, segundo a Prefeitura de Martinópolis.
Alerta
Nesta segunda-feira (4), a Coordenadoria de Proteção Defesa Civil do Estado de São Paulo também divulgou um alerta informando que as chuvas que vêm caindo sobre o território paulista desde o fim de semana não darão trégua.
A primeira semana de novembro começa com variação de nebulosidade em todo o Estado, ocasionando pancadas de chuva isoladas, de fraca a moderada intensidade em praticamente todas as regiões.
Os acumulados mais significativos serão de até 50mm e ocorrem entre segunda-feira e terça-feira (5). As rajadas de vento poderão chegar aos 40km/h nessas áreas.
Já na quarta-feira (6), o céu seguirá nublado, mas as chuvas perderão intensidade, e os acumulados ao final do dia e as rajadas de vento serão menores do que nos primeiros dias da semana. A temperatura máxima nas cidades ficará mais alta e aumentará a sensação de abafado.
Ainda conforme a coordenadoria, há a previsão da chegada de uma nova frente fria entre quinta-feira (7) e sexta-feira (8).
Segundo a Defesa Civil, a frente fria avançará pelo sul do país e chegará a São Paulo no final da quinta-feira (7), trazendo instabilidade para todas as regiões do Estado.
Ao longo de toda noite de quinta-feira e durante a sexta-feira, haverá condição para pancadas de chuva de forte intensidade, principalmente nos municípios da faixa leste do Estado. As rajadas de vento poderão atingir os 70km/h. A temperatura cairá e, na sexta-feira, a máxima não passará dos 21°C na capital.
No sábado (9), com o afastamento da frente fria, ainda haverá momentos com pancadas de chuva isoladas, no entanto, os acumulados serão menores.
No domingo (10), o céu ficará com poucas nuvens e choverá de modo isolado. As temperaturas subirão mais em relação aos dias anteriores.
A Defesa Civil alertou que a condição de chuva ao longo de toda a semana aumenta o risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
Além disso, poderá haver queda de raio e granizo, principalmente na quinta (7) e na sexta-feira (8).
Deste modo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil manterá plantão ininterrupto ao longo de todos estes dias.
Através do monitoramento realizado por meio dos radares meteorológicos e satélites, os técnicos do CGE conseguem enviar os alertas em tempo real para os usuários cadastrados no sistema de alerta SMS 40199.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e digitar o Código de Endereçamento Postal (CEP) da área de interesse.
Ao enviar a mensagem, a pessoa já estará cadastrada e passará a receber os alertas para aquela região.
Fonte: G1
Deixe um comentário