Sete vicinais do Oeste Paulista são incluídas em fases iniciais de programa de recuperação de estradas
O governo do Estado de São Paulo iniciou a contratação das duas primeiras fases do programa Novas Estradas Vicinais, que irá recuperar estradas de responsabilidade municipal em todo o Estado. Nesta etapa inicial, serão investidos R$ 1,2 bilhão em obras licitadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Na região de Presidente Prudente, sete estradas vicinais serão contempladas nessas duas fases.
São elas:
Fase 1
- Estrada vicinal PSE-370/CAA-125/PSV-060: ligação entre Presidente Epitácio, Caiuá e Presidente Venceslau. E estrada vicinal antiga SPV 071: ligação entre o Distrito de Campinal, na divisa com Panorama (SP), no município de Presidente Epitácio. Extensão total de 34,9 kms. Vicinal 1: PSE-370/CAA-125/PSV-060, do km 0 ao 28. Vicinal 2: SPV-071, do km 0 ao 6,9;
- Estrada vicinal MTO-020/MTO-334/MTO-010: ligação da SP 425 (no km 422) ao Distrito de Teçaindá, em Martinópolis. E estrada vicinal PRP-030: ligação da SP 294 (km 561) ao Bairro Córrego Seco, em Parapuã. Extensão total de 13,9 kms. Vicinal 1: MTO-020/MTO-334/MTO-010, do km 0 ao 10,5. Vicinal 2: PRP-030, do km 0 ao 3,4.
Fase 2
- Vicinal NRD 030 / NRD 267 / NRD 377 / NRD 257 / TCB 180, ligação entre Narandiba, Taciba e SP 421, com 38,2 kms de melhorias;
- Vicinal TDS 316, ligação entre o Distrito de Planalto do Sul, em Teodoro Sampaio, e a divisa com Mirante Paranapanema, com 4 kms de melhorias;
- Vicinal RHR 286 e RHR 150, ligação em Rancharia com o distrito de Agissê, com 6,6 kms de melhorias.
O programa prevê obras para recuperação de pistas já asfaltadas, pavimentação das estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem.
Edital de contratação
Em 2 de março, o DER, órgão da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, publicou, no Diário Oficial, o edital de concorrência pública para a primeira fase. No dia 20 do mesmo mês, foi a vez da segunda fase.
Nas duas etapas com editais publicados, os municípios deverão realizar um convênio com o DER.
Um estudo técnico do DER, feito em conjunto com as Prefeituras, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto.
A partir de então, as vicinais foram divididas em categorias – estradas que ligam polos geradores de produtos e serviços e rodovias estaduais, além das que dão acesso a municípios.
Propostas
A documentação e as propostas de preço das fases 1 e 2 foram recebidas na sede do DER, em 20 e 22 de abril respectivamente. Neste momento, as propostas passam por análise minuciosa das equipes de licitação do órgão estadual.
Por G1 Presidente Prudente
Fonte G1.
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