Prudente soma 49 doadoras de leite humano, mas precisa de 75 para suprir demanda


Voltar para Blog

Prudente soma 49 doadoras de leite humano, mas precisa de 75 para suprir demanda

Doações atendem bebês que estão no setor de neonatologia de quatro maternidades da cidade; neste mês, Sesau promove ações em unidades de saúde para incentivar gesto

Presidente Prudente precisa de uma média de 75 doadoras de leite humano para conseguir atender a atual demanda no município. No entanto, o BLH (Banco de Leite Humano) possui, no momento, 49, sendo 45 da cidade e quatro da região. Os dados são da coordenadora da unidade, Adriana Monteiro.

Ela conta que, no mês de abril, a quantidade necessária era de 200 litros no total. Contudo, a entrada foi de 120 litros. As doações atendem crianças que estão no setor da neonatologia do Hospital e Maternidade Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira, HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, Hospital Iamada e Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças.

Para conscientizar a população sobre a importância de ampliar os estoques, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) promove neste mês uma série de ações em unidades de saúde. Isso porque no dia 19 é lembrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A programação conta com encontros nos dias 8, 9, 23 e 28 de maio (veja abaixo).

No dia 17 de maio, às 9h, ocorrerá o Chá da Doadora, no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), voltado para doadoras cadastradas no Banco de Leite Humano. No encontro, haverá roda de conversa com a equipe do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) sobre amamentação e retorno ao trabalho e a presença da fonoaudióloga Claudia Direne, que abordará o uso de telas na infância. A atividade inclui sorteio de brindes, brinquedoteca e homenagem às voluntárias.

Neste ano, o slogan da campanha é “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”. A Sesau aponta que foram enviados aos hospitais cartazes e panfletos educativos incentivando a amamentação e doação de leite humano.

Recuperação de prematuros

De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.

“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1 ml a cada refeição”, destaca.

A pasta federal explica que o leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído. Para doação a um banco de leite humano, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

“É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado”, esclarece. “O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais”, completa.

Serviço

O Banco de Leite Humano está instalado no Ambulatório Médico de Especialidades, localizado na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, no Jardim Esplanada, em frente ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. O atendimento é das 8h às 16h.

Encontros com gestantes em unidades de saúde

Amanhã, 08/05: às 8h30, na ESF Floresta do Sul;

Quinta-feira, 09/05: às 9h, na UBS São Pedro;

23/05: às 8h, na ESF Maré Mansa; 

28/05: às 8h, na UBS Ana Jacinta;

28/05: às 13h, na ESF Humberto Salvador.

Fonte: O Imparcial

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: