Parte do Imposto de Renda de 2021 pode ser doado para o Fundo da Criança e do Adolescente de Anastácio


Voltar para Blog

Parte do Imposto de Renda de 2021 pode ser doado para o Fundo da Criança e do Adolescente de Anastácio

Uma reunião online foi realizada na manhã desta quinta-feira (29), para devidos esclarecimentos sobre doações de parte do Imposto de Renda, que poderão ser destinadas a entidades assistenciais do município.

Na oportunidade estiveram presentes:

Prefeito Municipal de Santo Anastácio – José Bonilha Sanches (Duca Bonilha)
Prefeito Municipal de Regente Feijó – André Marcelo Zuquerato dos Santos
Delegado da Receita Federal – Ivan Silveira Malheiros
Assessora de comunicação da Receita Federal – Mônica Botelho
Presidente do CMDCA de Santo Anastácio: Irmã Sirlei de Souza Antunes
Presidente do CMDCA de Regente Feijó: Franciane Marchesi Elias
Luiz Antonio Miguel Ferreira – advogado e consultor do Instituto Fabris Ferreira
Leila Corsaletti – Secretária Municipal da Educação.

Todos os anos, os brasileiros que têm rendimento anual superior ao teto estabelecido pela Receita Federal devem fazer a declaração do Imposto de Renda (IR). Entre os meses de março e abril de 2021, os contribuintes que tiveram rendimento superior a R$28.559,70 em 2020 deverão realizar a declaração.

Apesar da característica obrigatória do IR é possível ir além, e destinar parte do Imposto a projetos sociais. No último ano, inclusive, a Receita Federal criou uma novidade para que o contribuinte possa doar, de forma direta, seus recursos para fundos controlados por conselhos municipais em favor de crianças, adolescentes e idosos.

Em Santo Anastácio, os recursos serão destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para atender suas necessidades. Não temos o Fundo Social do Idosos constituído ainda no município, motivo este que momentaneamente só haverá uma opção para a doação.

A opções estão disponíveis no próprio programa da declaração anual, que permite a doação de até 6% do imposto devido ou o abatimento de até 6% da restituição.

Caso queira, o contribuinte poderá doar mais, porém o valor não poderá ser deduzido do imposto a pagar.

Como realizar a doação de parte do Imposto de Renda?

Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, basta escolher do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para doar, e optar pela esfera de atuação municipal.

É preciso escolher o modelo completo da declaração, conferir o valor do imposto e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”. Em seguida, no formulário, é preciso clicar no botão “novo” e clicar no fundo.

Por fim, o contribuinte deverá informar o valor a ser doado, respeitando os limites, e o próprio programa gerará o Darf, que deve ser pago até o dia final de entrega da declaração à vista.

Fonte Assessoria de Imprensa

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: