Moradores de Presidente Prudente trabalham para recuperar os estragos causados por temporal

APOIADO POR:

Moradores de Presidente Prudente trabalham para recuperar os estragos causados por temporal

Moradores de Presidente Prudente trabalham neste sábado (5) na contabilização dos prejuízos e na recuperação dos estragos causados pelo temporal que caiu sobre a cidade na sexta-feira (4).

Foram registrados diversos pontos de alagamentos, desabamentos, inundações e destelhamentos.

Funcionários da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) e da Defesa Civil também atuam nas frentes de trabalho.

Um dos pontos alagados foi o Tênis Clube de Presidente Prudente, no Jardim Paulista.

Na Avenida Washington Luiz, em frente ao clube, carros chegaram a ser arrastados pela força da enxurrada.

No Parque do Povo, houve alagamentos nas avenidas 11 de Maio e 14 de Setembro.

Na Vila Charlote, houve o desabamento de um muro da Escola Municipal João Sebastião Lisboa.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) divulgou um boletim com o registro das ocorrências de:

  • inundação do Tênis Clube de Presidente Prudente, no Jardim Paulista;
  • queda de muro e alagamento de residência, na Rua Bernardino de Sena Filho, no Parque Alvorada;
  • queda de árvore sobre a via, na Rua Manoel Sóstenes Gomes, na Vila Jesus;
  • alagamento de empresa, na Rua Marechal Floriano Peixoto, na Vila Marcondes;
  • alagamento de vias, com prejuízos no trânsito, no cruzamento entre as ruas Hygino Langhi e Armando Sales de Oliveira, no Parque São Judas Tadeu;
  • alagamento de residência e queda de muro em dois imóveis na Rua Gastão Vidigal, no Parque Furquim;
  • queda de árvore, na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, no Jardim Caiçara; e
  • um carro submerso no cruzamento da Rua Nestor Seabra com a Avenida Washington Luiz, no Jardim Paulista.

A Defesa Civil não registrou vítimas.

De acordo com o climatologista Vagner Camarini, o volume de chuva foi de 50 milímetros nas últimas 24h e chegaram a ocorrer rajadas de vento de 70km/h.

“Dezembro começou com muita chuva. Só nesses primeiros dias do mês já choveu 50% do que era esperado para o mês todo. Isso é um bom sinal. Já esperávamos um mês chuvoso, mas com essas chuvas de agora provavelmente dezembro vai ultrapassar o esperado para o mês. Nas últimas 24 horas, totalizou 50 milímetros de chuva aqui em Presidente Prudente, com maior pico de pluviosidade entre 18h e 19h, quando causou transtornos em alguns pontos da cidade”, salientou Camarini.

“Mas essa chuva não foi geral. Apesar de ter chovido em praticamente toda a região, em alguns pontos a chuva foi um pouco mais fraca, o volume um pouco menor. Ela foi provocada por uma associação de fatores: as altas temperaturas que estavam atuando na região; a aproximação de uma frente fria que deve chegar aqui agora nesse final de semana; e um canal de umidade que tem trazido umidade da Amazônia para a nossa região. Então, a soma desses três fatores foi o que intensificou mais os volumes de chuva que estão atuando”, explicou o climatologista.

“Isso deve permanecer até a próxima segunda-feira [7], só que com volumes menores do que ocorreu no final da tarde de ontem [4]. Mas devemos ter chuvas ainda neste sábado [5], domingo [6] e segunda [7]”, concluiu.

Temporal provocou estragos em Presidente Prudente nesta sexta-feira (4) — Foto: Murilo Zara
Temporal provocou estragos em Presidente Prudente nesta sexta-feira (4) — Foto: Murilo Zara
Temporal provocou estragos em Presidente Prudente nesta sexta-feira (4) — Foto: Murilo Zara
Temporal provocou estragos em Presidente Prudente nesta sexta-feira (4) — Foto: Murilo Zara
Temporal provocou estragos em Presidente Prudente nesta sexta-feira (4) — Foto: Murilo Zara
Temporal provocou estragos em Presidente Prudente nesta sexta-feira (4) — Foto: Murilo Zara

Fonte G1

Compartilhe esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


APOIADO POR:
APOIADO POR:
APOIADO POR: