INSS desmente boato sobre fechamento de agência de Santo Anastácio


Voltar para Blog

INSS desmente boato sobre fechamento de agência de Santo Anastácio


Nesta quinta-feira (22), o INSS divulgou nota desmentindo um boato sobre o possível fechamento da agência do órgão em Santo Anastácio. Os atendimentos presenciais seguem suspensos devido os servidores que trabalham na unidade pertecerem ao grupo de risco de contaminação do coronavírus.

O INSS reitera que não há nenhuma previsão para o fechamento da unidade no município. “Cabe destacar que o prédio onde o INSS em Santo Anastácio funciona – localizado na Rua João Crepaldi, 585 – é próprio e, portanto, não existe motivação técnica ou econômica para que deixe de atender à população”, diz o instituto.

O prédio foi construído especificamente para abrigar a agência do INSS pelo Programa de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), projeto que previa a abertura de novas unidades da Previdência Social, por meio de parceria com as prefeituras, em cidades com mais de 20 mil habitantes. Santo Anastácio foi uma das primeiras agências inauguradas por meio desse projeto, em 2010.

“O Instituto esclarece ainda que a agência em Santo Anastácio, como todas as demais unidades do INSS no país, esteve fechada para o atendimento ao público entre abril e setembro deste ano, como medida para assegurar a saúde dos cidadãos e servidores em razão da pandemia do coronavírus. O processo de reabertura está sendo feito de forma gradual e atendendo aos protocolos de segurança e orientações do Ministério da Saúde”, cita.

A agência em Santo Anastácio permanece sem realizar atendimentos presenciais, uma vez que todos os servidores que trabalham na unidade estão enquadrados no grupo de risco de contaminação. “Entretanto, isso não significa que a agência será desativada. Essa é uma situação temporária”, frisa o órgão.

Abertura gradual

Com o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus, o INSS adotou um processo de reabertura gradual e parcial de suas unidades. Nas unidades reabertas, apenas alguns serviços estão sendo oferecidos e todos eles precisam ser agendados previamente para evitar aglomerações.

Estão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, cumprimento de exigência e justificação administrativa.

Para todos os serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo site: gov.br/meuinss; ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos em nenhuma agência.

Na região

Na região de Presidente Prudente, voltaram a realizar atendimentos as unidades em Adamantina, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Rosana, Martinópolis e Rancharia.

Essas agências, bem como as demais que retomaram o atendimento presencial em âmbito nacional, estão equipadas com equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC), exigindo o uso de máscara, realizando triagem de temperatura, além de reforçar os fluxos de limpeza.

Com Informações Assessoria de Imprensa do INSS e Portal Prudentino

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: