Decreto impõe novas medidas restritivas e proíbe o funcionamento de supermercados aos domingos em Presidente Prudente


Voltar para Blog

Decreto impõe novas medidas restritivas e proíbe o funcionamento de supermercados aos domingos em Presidente Prudente

Documento também determina a proibição da realização de festas ou eventos, cabendo responsabilização ao proprietário do local e aos outros responsáveis envolvidos.

A Prefeitura de Presidente Prudente publicou um decreto na tarde desta sexta-feira (26) com novas medidas de restrição para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Uma das novidades é a proibição do funcionamento de supermercados aos domingos na cidade.

Conforme o documento, os supermercados, mercados, mercearias, lojas de conveniências e similares terão o horário de funcionamento limitado até as 21h, de segundas-feiras aos sábados.

Esses estabelecimentos ficam proibidos de abrir aos domingos, segundo o decreto, que tem seus efeitos válidos no período de 27 de fevereiro a 14 de março de 2021.

Permanecem autorizados os serviços de entrega (delivery) e de drive-thru, com a obrigação de obedecerem aos protocolos de higiene e controle.

O documento também determina a proibição da realização de festas ou eventos, cabendo responsabilização ao proprietário do local e aos outros responsáveis envolvidos.

Ainda conforme o decreto, o atendimento ao público dos órgãos administrativos do município será das 8h às 13h, salvo naqueles em que, por sua peculiaridade, o horário tenha de ser diferenciado, cabendo a definição aos titulares das pastas e com a devida divulgação à população.

O decreto foi publicado após a realização de uma reunião convocada pelo prefeito Ed Thomas (PSB) com autoridades de saúde para discutir a situação da pandemia em Presidente Prudente.

Segundo a Prefeitura, 37 pessoas aguardam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) o surgimento de vagas de internação hospitalar. Já no Centro de Triagem, a movimentação subiu de aproximadamente 100 pacientes por dia para quase 200 no último fim de semana.

Para desafogar as UPAs, serão criados já nesta semana 15 leitos de suporte respiratório na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cohab, conhecida popularmente como Cohabão. A unidade servirá de apoio até que haja a transferência para um hospital.

O Poder Executivo informou que a fiscalização seguirá intensa durante todas as noites, com equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), da Polícia Militar e da Defesa Civil atuando em conjunto para coibir atos de desrespeito às normas sanitárias, sobretudo aglomerações em eventos clandestinos.

A Prefeitura reforçou que o governo paulista já decretou toque de restrição das 23h às 5h em todo o Estado.

Além do prefeito e de outros integrantes do Poder Executivo, participaram da reunião no Paço Municipal representantes da Câmara Municipal e da Polícia Militar e o médico infectologista Rodrigo Sala Ferro.

Novo decreto da Prefeitura proíbe o funcionamento de supermercados aos domingos em Presidente Prudente — Foto: TV Fronteira

Fonte: G1

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: