Auxiliar de enfermagem de 61 anos é a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Presidente Prudente


Voltar para Blog

Auxiliar de enfermagem de 61 anos é a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Presidente Prudente

A auxiliar de enfermagem Odete Rosa de Souza Alves, de 61 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Presidente Prudente, na tarde desta quinta-feira (21).

Ela é servidora municipal e foi imunizada no Centro de Triagem da Covid-19, que funciona na Praça da Juventude da Cohab.

Após ser imunizada, a auxiliar de enfermagem falou sobre a dor de ter perdido a mãe, que morreu vítima da pandemia do novo coronavírus.

“A gente fica emocionada, porque eu perdi a minha mãe por essa doença. Senti a dor de perder uma mãe, mas não perdi a fé, não perdi a esperança. Fico feliz de ter sido uma das primeiras e agradeço a Deus e a todos que colaboraram pra essa vacina chegar até a mim”.

disse Odete ao G1.

Mesmo com o início da vacinação, a auxiliar da enfermagem lembrou, em mensagem dirigida à população de Presidente Prudente, que os protocolos sanitários indicados para o enfrentamento da Covid-19, como o distanciamento social e o uso de máscaras, não podem ser abandonados.

Que tenha paciência, que a vacina vai chegar pra todos, mas continue no isolamento, usando máscara, seguindo as regras”.

salientou Odete ao G1.

Depois da auxiliar de enfermagem Odete Rosa de Souza Alves, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, foram imunizados os servidores do Centro de Triagem da Covid-19.

No total, 14 pessoas foram vacinadas neste primeiro dia em Presidente Prudente.

Nesta primeira fase da campanha, o público-alvo é formado por profissionais da saúde, prioritariamente aqueles que atuam na linha de frente no combate à pandemia, além de idosos que vivem em casas de repouso (institucionalizados).

A vacinação dos trabalhadores de saúde ocorrerá nas próprias unidades onde atuam, como hospitais, clínicas e outros serviços. Em relação aos idosos institucionalizados, equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde irão até as casas de repouso.

Odete Alves foi a primeira pessoa a receber a vacina em Presidente Prudente — Foto: Mariana Padovan/Secom

O governo do Estado de São Paulo encaminhou a Presidente Prudente o primeiro lote da CoronaVac, que chegou à cidade na tarde desta quinta-feira (21), com 4.880 doses do imunizante.

Em princípio, serão imunizados os profissionais de saúde. O grupo é composto por cerca de nove mil pessoas, de acordo com nota enviada ao G1 pela Prefeitura de Presidente Prudente.

Nas etapas seguintes, devem entrar no cronograma de vacinação os grupos de idosos, por faixa etária. Em Presidente Prudente, são cerca de 29 mil pessoas com mais de 60 anos.

Ainda conforme a administração municipal, a cidade possui um total de 27 postos de vacinação, além de uma rede de frio com capacidade suficiente para armazenar os imunizantes.

“A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá in loco nas unidades (hospitais e clínicas)”, adiantou.

Já a imunização dos idosos será por demanda espontânea nos postos de vacinação.

“Idosos acamados ou que residam em casas de repouso serão vacinados in loco pelas equipes volantes”, esclareceu.

A vacina foi produzida através de uma parceria entre o Instituto Butantan, um órgão do governo do Estado de São Paulo, e o laboratório chinês Sinovac.

A auxiliar de enfermagem Odete Rosa de Souza Alves, de 61 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Presidente Prudente — Foto: Wellington Roberto/G1

‘Coragem’

O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB), afirmou que a atitude da auxiliar de enfermagem Odete Rosa de Souza Alves em continuar nos atendimentos de Covid-19, mesmo após a perda da mãe, é grandiosa.

“Ela [Odete] continua na linha de frente, com atitude, coragem, fé. E ela fez isso por nós, por todos nós. Isso não é pequeno. Isso é grandioso, grandioso”, enalteceu o prefeito.

Ed Thomas ainda ponderou que não tem a informação sobre como ficará a situação da região de Presidente Prudente na nova classificação do Plano São Paulo prevista para esta sexta-feira (22).

“Nós temos uma situação delicada em todo o Estado e em todo país. Todos sabem da minha defesa pela economia, pelo comércio que dá pra caminhar junto, que o comércio tem cumprido os seus protocolos, que a gente tem, acima de tudo, apertado a vigilância educativa. Eu quero muito que a nossa cidade continue aberta, respeitosa à vida, e que essas pessoas tenham o direito de pagar as suas contas. Mas a gente sabe que o momento é de dificuldade. Não tenho essa informação. A gente aguarda para amanhã [22] o Plano São Paulo, se permanecemos na fase laranja, se vamos para a fase amarela. São Paulo a gente já teve uma notícia [de] que infelizmente regrediu, que o momento é muito, mas muito delicado. Eu tenho procurado conversar com o Ministério Público, com o governo do Estado, com os comerciantes, com todos envolvidos, para que a gente cuide da cidade da gente. De que forma? Cuidando primeiro da saúde, caminhando junto com a economia”, concluiu o prefeito.

A auxiliar de enfermagem Odete Rosa de Souza Alves, de 61 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Presidente Prudente — Foto: Wellington Roberto/G1

Cronograma

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Delton Eustasio Ferraz, a vacinação será iniciada nesta sexta-feira (22) para os profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos de Covid-19. Ele ainda esclareceu que o município aguarda mais doses para atingir todos os profissionais de saúde.

“Nós estamos esperando que venham mais vacinas, porque hoje nós temos em torno de nove mil funcionários da área da saúde e nós não recebemos para todos. Nós estamos aguardando que venham mais vacinas para fazer a vacinação não só de quem está na linha de frente, mas de todos os profissionais da área da saúde e seguir o cronograma que foi feito, dos mais vulneráveis, dos idosos e depois os mais novos e toda população”, explicou Ferraz.

Ainda segundo o secretário de Saúde, a distribuição das doses recebidas será feita de acordo com o número de profissionais.

“Primeiramente vai ser feito para os hospitais onde estão sendo feitos os atendimentos de Covid, as UPAs, que são as Unidades de Pronto Atendimento, e o Centro de Triagem e até mesmo nas Unidades Básicas de Saúde”, concluiu.

A auxiliar de enfermagem Odete Rosa de Souza Alves, de 61 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Presidente Prudente — Foto: Wellington Roberto/G1

Fonte G1.

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para Blog

APOIADO POR: